Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

"Apelamos a Cavaco para que responda às perguntas"

O deputado socialista Pedro Nuno Santos comentou esta tarde as declarações do Presidente da República, Cavaco Silva, ao negar as afirmações de Ricardo Salgado, numa carta enviada na quinta-feira ao Parlamento, onde revelou que esteve reunido por duas vezes com o chefe de Estado. O socialista apelou a Cavaco, pedindo que "colabore respondendo às perguntas".

"Apelamos a Cavaco para que responda às perguntas"
Notícias ao Minuto

16:49 - 30/01/15 por Notícias Ao Minuto

Política Pedro Nuno Santos

O socialista Pedro Nuno Santos apelou para que o Presidente da República "colabore respondendo às perguntas dos deputados". Este pedido surge depois de Ricardo Salgado ter enviado uma carta ao Parlamento onde revelou ter-se encontrado não uma, mas duas vezes com o chefe de Estado, ao que Cavaco Silva afirmou ser "mentira".

"Se invoca o caráter reservado das suas conversas, infelizmente as suas declarações foram públicas. Tivessem todas as personalidades invocado as reservas das suas conversas e a comissão não teria conseguido fazer o trabalho, nem avançar no apuramento da verdade. Este é um tema de interesse nacional", começou por dizer.

Em jeito de apelo, pediu a Cavaco Silva para colaborar e responder às perguntas dos deputados, pois "os portugueses têm o direito de saber o que aconteceu".

Quanto à posição do PS, garante que não irão aceitar, nem permitir que "Ricardo Salgado use esta informação que acabou por libertar, para desviar a atenção das suas responsabilidades. O Sr. Salgado tem de explicar porque é que não deu essa informação da primeira vez que cá esteve. Além de dizer tudo o que foi conversado nessas reuniões. Ele não vai desviar as atenções", garante.

"Os depoimentos escritos de Cavaco Silva e Paulo Portas são importantíssimos para o apuramento da verdade. A colaboração de Paulo Portas é igualmente importante. Se teve uma reunião com Ricardo Salgado a 14 de maio, é necessário saber o que foi falado", continuou.

Sobre os passos a seguir, Pedro Nuno Santos explica que a "comissão terá de se reunir e aprovar o pedido de depoimento escrito de Cavaco e Paulo Portas. E vamos também requerer o depoimento do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. A primeira etapa é o requerimento do depoimento", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório