Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Cavaco: Resultado de eleições gregas tem de ser respeitado

O Presidente da República escusou-se hoje a especular sobre o futuro na Grécia depois da vitória do Syriza, mas lembrou que a política económica de cada Estado da União Europeia é "matéria de interesse comum".

Cavaco: Resultado de eleições gregas tem de ser respeitado
Notícias ao Minuto

15:00 - 30/01/15 por Lusa

Política Reação

"O resultado de umas eleições livres e democráticas tem de ser respeitado. O Presidente da República em público não deve especular sobre aquilo que pode acontecer no futuro", afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, quando questionado sobre a vitória do Syriza nas eleições de domingo na Grécia.

Lembrando que o Tratado de Lisboa estabelece que "a política económica de um Estado membro é uma matéria de interesse comum e é coordenada pelo Conselho", Cavaco Silva disse ser, contudo, necessário esperar para conhecer a política do executivo liderado por Alexis Tsipras e pelas decisões que irão ser tomadas.

"Devemos esperar pelas entidades competentes europeias que irão analisar essas políticas anunciadas ou que vão ser aprovadas pelo Governo grego e se elas se conformam ou não com regras comunitárias", referiu o chefe de Estado, que falava aos jornalistas no final de uma cerimónia na Gare Marítima de Alcântara, onde se assinalou o 30.º aniversário da empresa de navegação Transinsular.

Pois, acrescentou, "a interdependência das economias é tão grande", os "sistemas financeiros estão tão interligados que aquilo que um faz diz respeito a todos".

Questionado se um possível "alívio" da austeridade na Grécia poderá ser aproveitado por Portugal, o Presidente da República disse que "o que Portugal conseguir é sempre pelo seu trabalho".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório