Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

PCP desvaloriza "variações sem significado" no desemprego

O PCP desvalorizou hoje "variações sem significado" na taxa de desemprego divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) face a uma "insuportável dimensão" daquele problema social e sua "dramática expressão nas condições de vida" dos portugueses.

PCP desvaloriza "variações sem significado" no desemprego
Notícias ao Minuto

20:00 - 29/01/15 por Lusa

Política Comunicado

"Independentemente das variações sem significado, que se têm registado nos últimos meses, o que estes números revelam é a insuportável dimensão do desemprego e a dramática expressão nas condições de vida de centenas de milhares de portugueses, inseparáveis de uma política que tem conduzido o país ao declínio económico e ao retrocesso social", lê-se em comunicado.

Os comunistas alertam que "estas estimativas confirmam, entretanto, que o abrandamento da atividade económica no último trimestre do ano levou a que a taxa de desemprego corrigida e não corrigida de sazonalidade tenha subido comparativamente com o terceiro trimestre", apontando para "cerca de 15 mil postos de trabalho" destruídos.

"Os dados agora divulgados não permitem calcular a taxa de desemprego real já que não é dada qualquer informação sobre a evolução do subemprego e dos inativos disponíveis, para lá da não contabilização das centenas de milhares de portugueses que foram forçados a emigrar nos últimos anos", lamenta ainda o PCP.

Segundo o INE, a taxa de desemprego (dos 15 aos 74 anos) estimada para dezembro em Portugal é de 13,4%, menos 0,1 pontos percentuais do que o estimado para novembro, e a população empregada, também ajustada de sazonalidade, foi estimada em 4.441,5 mil pessoas, aumentando 0,1% (mais 6,4 mil) face ao mês anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório