Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

PS confronta ministra com "falhas" no sistema de identificação civil

O PS exigiu hoje à ministra da Justiça um rápido esclarecimento sobre a existência de falhas no Sistema Integrado de Identificação Civil (SIRIC), considerando que os problemas no sistema informático podem ter consequências graves para os cidadãos.

PS confronta ministra com "falhas" no sistema de identificação civil
Notícias ao Minuto

15:23 - 29/01/15 por Lusa

Política Justiça

A pergunta formal dirigida a Paula Teixeira da Cruz foi formulada pelo vice-presidente da bancada socialista Luís Pita Ameixa.

"A falha do sistema pode, por exemplo, implicar a impossibilidade de obter uma certidão de casamento, de óbito ou de nascimento, assim como pode bloquear a emissão do cartão de cidadão", refere o dirigente da bancada socialista.

Luís Pita Ameixa aponta também que "muitos negócios jurídicos podem ficar atrasados ou frustrar-se por falta de uma certidão que não se conseguiu" e vinca que têm surgido notícias de que o SIRIC se encontra "sem funcionar, o que ocorrerá já por um tempo prolongado de duas semanas".

Neste contexto, o vice-presidente da bancada do PS quer saber quais as razões das falhas do SIRIC e se foi realizada alguma avaliação das responsabilidades pelo sucedido".

Luís Pita Ameixa pergunta ainda, no caso de confirmação dessas falhas, "quais as perspetivas de resolução do problema" e que garantias dá a ministra da Justiça "quanto ao funcionamento fiável e ininterrupto do sistema em termos futuros".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório