Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Maioria dos portugueses dá nota negativa ao Governo

O barómetro de Dezembro do jornal i/Pitagórica sobre a avaliação do Governo e os líderes dos partidos indica que, a maioria dos inquiridos dá nota negativa ao Executivo e que Paulo Portas e Jerónimo de Sousa são os melhores líderes dos próprios partidos. Também em destaque estão Rui Rio, António Costa e Francisco Louça, apontados como as melhores alternativas às lideranças de PSD, PS e Bloco, respectivamente.

Maioria dos portugueses dá nota negativa ao Governo
Notícias ao Minuto

07:01 - 08/01/13 por Noticias Ao Minuto

Política Sondagens

O barómetro i/Pitagórica pediu aos inquiridos uma avaliação do actual Governo, de 0 a 20 (pontuação máxima), tendo a maioria (65%) atribuído uma pontuação igual ou inferior a 7, e que cuja média, em comparação com os meses anteriores, revela uma descida para 5,5 contra a nota 6 relativa ao mês de Outubro.

A avaliação intermédia, entre os 8 e os 14, é a escolha de 24,8% dos inquiridos, sendo que apenas 10,1% dá uma nota entre os 15 e os 20 pontos à actuação do Governo. Assim sendo, concluiu a sondagem i/Pitagórica, apenas um em cada dez inquiridos faz uma avaliação positiva do Executivo.

Já quanto aos líderes dos partidos, Pedro Passos Coelho apesar de registar uma ligeira subida (12,7% em Dezembro contra 12,4% em Novembro) está atrás de Rui Rio, considerado o melhor líder para o PSD com 32%, e de Manuela Ferreira Leite, que surge em segundo lugar, com 18,6%.

No PS, um cenário idêntico. António José Seguro regista um aumento significativo, com 21,9% em Dezembro contra os 17,2% em Outubro, mas tem à sua frente o autarca António Costa, com 41,2, apesar deste último registar uma queda em relação a Novembro (48,5%).

Só Paulo Portas, com 39,4%, e Jerónimo de Sousa, com 46,8%, são considerados os melhores líderes do CDS e PCP, respectivamente, registando mesmo uma subida em relação aos meses anteriores.

Mais à esquerda, no Bloco, o antigo secretário-geral Francisco Louçã não foi esquecido e é o escolhido pelos inquiridos, com 37,8%. A nova liderança bicéfala ainda não se impôs neste barómetro. No entanto, Catarina Martins é a surpresa com 8,4% das escolhas dos inquiridos, já João Semedo sofre uma grande queda de 10,2% em Novembro para 4,2% em Dezembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório