Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

PS/Madeira aprova coligação para as próximas eleições regionais

A Comissão Política do PS/Madeira aprovou hoje, por maioria, a estratégia da direção do partido de concorrer às próximas eleições regionais em coligação com o PAN, PTP e MPT.

PS/Madeira aprova coligação para as próximas eleições regionais
Notícias ao Minuto

22:55 - 26/01/15 por Lusa

Política Direção

"O PS vai coligado a estas eleições, como uma alternativa e esperando fazer a mudança na região", disse o líder socialista, Vítor Freitas.

As eleições antecipadas na Madeira deverão ocorrer a 29 de março, na sequência da demissão de Alberto João Jardim, após 37 anos de presidência do governo regional. Jardim demitiu-se depois da eleição de Miguel Albuquerque como novo líder do PSD/Madeira.

O presidente da República, Cavaco Silva, auscultou hoje o Conselho de Estado sobre o assunto, mas ainda não se pronunciou sobre a data exata do sufrágio.

A Comissão Política regional do PS esteve reunida na sede do partido, no Funchal, durante mais de duas horas, tendo aprovado a estratégia eleitoral por maioria (registaram-se nove abstenções).

"Para governar a Madeira, basta-nos um voto a mais que o PSD. Vamos para este combate eleitoral com esse objetivo, ter mais um voto que o PSD, formar governo, fazer a mudança e construir uma Madeira que não esteja sob a lógica da austeridade, uma Madeira de esperança", declarou Vítor Freitas.

A coligação proposta pela direção do PS enfrentou, a certa altura, a posição contrária do presidente da Comissão Política Concelhia do Funchal, Miguel Iglésias, que preferia que o partido avançasse isolado, à imagem do PSD, do CDS, do BE e da CDU.

No entanto, Vítor Freitas deixou claro que "a estratégia eleitoral está definida desde o congresso regional", pelo que "o PS vai em coligação às próximas eleições".

O líder socialista disse, ainda, que continua "aberto à entrada de movimentos e de outros partidos", tendo em conta que "o diálogo não fica já encerrado".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório