Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Aumento de 67% nas PME Excelência sinal de "confiança"

O vice-primeiro-ministro Paulo Portas defendeu esta tarde que um dos sinais de confiança na economia portuguesa para 2015 é o facto de 1845 empresas terem sido hoje distinguidas como PME Excelência, um aumento de 67% em relação a 2014.

Aumento de 67% nas PME Excelência sinal de "confiança"
Notícias ao Minuto

20:12 - 26/01/15 por Lusa

Política Paulo Portas

Na cerimónia, que decorreu hoje em Santa Maria da Feira, em que o IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento atribuiu essas distinções, o vice-primeiro-ministro declarou: "Um país que tem cada vez mais PME Excelência é um país em que vale a pena acreditar e apostar".

"Temos cada vez mais PME Líder e PME Excelência, e esse é um sinal", afirmou o governante. "Em 2009 tínhamos 625 PME Excelência, em 2014 já tivemos 1845 e o caminho faz-se andando", acrescentou.

Paulo Portas agradeceu à plateia constituída por cerca de 2000 representantes das empresas distinguidas o "sentido de risco, a aposta em mercados externos e a decisão de fazer melhor", e admitiu que o próprio Governo terá a aprender com esse exemplo.

"Se o Estado aprender com as empresas o princípio muito simples de que perder tempo é perder dinheiro, contribuirá para um país economicamente mais saudável", explicou.

Na mesma cerimónia, o ministro da Economia também elogiou o trabalho desenvolvido pelas PME Excelência, apontando-o como um contributo para a "verdadeira diferença".

"Quem vive nas empresas sabe que a diferença não é feita por nenhum político ou ministro, por muito que ele seja querido das empresas", realçou Pires de Lima. "A verdadeira diferença é feita pelo trabalho, pelo engenho, pela ousadia e pela capacidade de risco, pela capacidade de inovação e pela capacidade de [as empresas] se focarem em agendas que procurem a criação de riqueza e emprego em primeiro lugar", observou.

O IAPMEI atribuiu hoje o estatuto de PME Excelência a 1845 empresas portuguesas, número que representa um acréscimo de 67% relativamente às distinções atribuídas em 2014.

Para Miguel Cruz, presidente do IAPMEI, esse aumento é um "sinal claro de mérito e resiliência das empresas, dado que os critérios exigentes do ano anterior foram todos eles mantidos".

Dessas 1845 empresas, mais de 60% estão instaladas nos distritos de Porto, Lisboa, Aveiro e Braga, sendo que igual percentagem se revela exportadora, encaminhando para o mercado externo mais de 25% do seu volume de negócios.

O mesmo universo de empresas distinguidas confirma o que o IAPMEI define como "o caráter fragmentado do tecido empresarial nacional", já que as empresas em causa são predominantemente pequenas, empregando uma média de 38 trabalhadores.

Quanto à área de atividade das novas PME Excelência, o mais representado é o setor industrial, que embora com uma diminuição de 2 pontos percentuais em relação ao ano passado, representa 36% das empresas agora distinguidas, com 653.

Ainda no contexto dos setores que se destacaram pela sua excelência, segue-se o comércio, com uma quota de 29% e um crescimento de 3 pontos percentuais, e depois o turismo, com 13,6%. As PME Excelência desta área são, aliás, as que "apresentam maior aumento do volume médio de exportações no último ano", tendo este registado um crescimento de 76%.

No setor dos Transportes, por sua vez, mais do que duplicou o número de empresas distinguidas, sendo agora 3.

A mesma tendência revelou o setor da construção, que também mais do que duplicou o número de empresas distinguidas, que são agora 83.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório