Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Parlamento discute criação de sistema fiscal próprio da Madeira

A Assembleia da República discute quinta-feira uma proposta do parlamento da Madeira que visa a criação de um sistema fiscal próprio que dê mais competitividade ao arquipélago, permitindo "arrecadar receitas suficientes" e honrar a dívida pública da região.

Parlamento discute criação de sistema fiscal próprio da Madeira
Notícias ao Minuto

11:58 - 26/01/15 por Lusa

Política Deputados

A proposta, da autoria do deputado da maioria social-democrata na Assembleia Legislativa da Madeira Miguel Sousa, foi aprovada com os votos favoráveis do PSD e do CDS-PP e a abstenção dos restantes partidos da oposição -- PS, PCP, MPT, PAN, PTP e PND.

O diploma propõe que a Madeira possa "fixar um sistema fiscal de natureza similar e concorrencial com os das praças internacionais existentes em Malta, Chipre, Luxemburgo, Holanda (...), todos Estados membros da União Europeia, do mesmo modo que Portugal".

O documento traça "um novo instrumento de política financeira regional" e constitui "um conjunto de medidas gerais para vigorarem na Região Autónoma da Madeira" com aplicação "a todas as empresas, produções e indivíduos em pleno quadro chave de autonomia fiscal com as suas consequências políticas e financeiras".

Miguel de Sousa realçou que, com a aprovação do diploma, o parlamento madeirense fica na posse de um instrumento legal adequado a proporcionar um modelo que permitirá à Madeira "arrecadar as receitas fiscais suficientes" para a região, "não ter um défice orçamental como honrar a dívida pública", indicando que a receita poderá atingir os 2 mil milhões de euros.

A proposta fixa o IRC (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas) na Madeira em 12,5 por cento, 10 por cento para os primeiros dez mil euros "é de 10 por cento".

Entre outras vantagens, o diploma também prevê que "as empresas que criem postos de trabalho adequados e necessários à natureza da atividade desenvolvida" beneficiam de uma dedução à coleta do IRC.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório