Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Grécia: "Europa pode ter ou uma reação burra ou inteligente"

O professor Marcelo Rebelo de Sousa comentou, na noite deste domingo, os resultados eleitorais na Grécia que deram a vitória ao Syriza. Para o comentador da TVI “há duas maneiras de a Europa reagir a estes resultados: de uma forma burra ou de uma forma inteligente”.

Grécia: "Europa pode ter ou uma reação burra ou inteligente"
Notícias ao Minuto

21:38 - 25/01/15 por Patrícia Martins Carvalho

Política Rebelo de Sousa

O Syriza venceu, este domingo, as eleições legislativas que tiveram lugar na Grécia. Para o professor Marcelo Rebelo de Sousa, a Europa pode ter duas reações: “uma burra e uma inteligente”.

“A reação burra é a de reagir com arrogância, pondo em causa o que é o voto dos gregos. Não vale a pena dizer que é uma coisa tenebrosa, como já disse um banqueiro alemão”, sublinhou o social-democrata.

Para o antigo líder do PSD, a reação inteligente passar por alcançar um novo entendimento, nomeadamente no que a um “programa cautelar diferente” diz respeito.

“É preciso que a Europa tenha a maleabilidade para, sem abrir um precedente que signifique um problema complicadíssimo, encontrar uma fórmula multilateral de resolver a situação”, afirmou.

Como exemplo, Marcelo Rebelo de Sousa referiu o programa de compra de dívida pública e privada por parte do Banco Central Europeu, explicando que até ao verão a Grécia não deveria beneficiar, podendo ser esta a questão em que a Europa poderia ser mais maleável ao permitir que, a par dos restantes países europeus, pudesse ver o BCE comprar-lhe dívida pública e privada já em março.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório