Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Beleza veria "com bons olhos" uma mulher em Belém

A presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, afirmou que veria "com bons olhos" uma mulher a desempenhar as funções de Presidente da República, mas garantiu que não se irá envolver diretamente na corrida a Belém.

Beleza veria "com bons olhos" uma mulher em Belém
Notícias ao Minuto

09:02 - 22/01/15 por Lusa

Política Entrevista

"Eu vejo sempre com bons olhos mulheres em todos os cargos que são politicamente relevantes ou relevantes de outro ponto de vista. As questões relacionadas com o estatuto das mulheres são, para mim, questões de uma vida inteira", disse a antiga ministra da Saúde (1985-90), com 66 anos e a liderar aquela instituição de investigação científica desde 2004.

Em entrevista à Agência Lusa, por ocasião do último ano de mandato de Cavaco Silva, e questionada sobre a possibilidade de vir a existir um candidato feminino ao lugar de "mais alto magistrado da nação", Leonor Beleza, membro do Conselho de Estado, apoiou a ideia, mas rejeitou estar no seu horizonte pessoal.

"Portanto, sim, veria (com bons olhos) aí (Presidência da República) e em muitos outros sítios. Isso não é, com certeza, um problema no qual eu me vá envolver diretamente", disse, depois de colocada perante o exemplo da atual legislatura, na qual Assunção Esteves foi a primeira mulher presidente da Assembleia da República.

Sobre os nomes que se vão perfilando como presidenciáveis, especialmente na sua área política - Marcelo Rebelo de Sousa, Rui Rio ou Santana Lopes, entre outros -, a jurista de formação recusou pronunciar-se.

"Essas movimentações não têm a ver com o mandato de Cavaco Silva, que merece ficar na nossa memória, quando terminar o seu mandato, como um grande Presidente da República", concluiu.

Leonor Beleza foi deputada, e vice-presidente da Assembleia da República, entre 1991 e 1994 e entre 2002 e 2005, além de ter desempenhado as funções de secretária de Estado da Presidência do Conselho de Ministros (1982-83) e de secretária de Estado da Segurança Social (1983-85).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório