Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Segurança deve ser enquadrada com as liberdades e direitos"

O líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, declarou hoje que o seu partido está aberto a propostas para o combate ao terrorismo, mas vincou que não se pode "atentar" contra o Espaço Schengen.

"Segurança deve ser enquadrada com as liberdades e direitos"
Notícias ao Minuto

13:45 - 21/01/15 por Lusa

Política Bloco de Esquerda

"Não podemos entrar agora numa espiral de resposta momentânea aos acontecimentos que tiveram lugar nas últimas semanas e, com isso, atentar a um dos processos basilares da União Europeia, que foi o Espaço Schengen, a liberdade de circulação das pessoas", disse, após encontro solicitado pelo Governo no parlamento.

Para os bloquistas, a "matéria da segurança deve ser enquadrada juntamente com as liberdades e os direitos constitucionalmente garantidos".

"Teremos toda a abertura, no que toca ao trabalho na Assembleia da República, de avaliar todas as propostas que chegarão", sem preconceitos "pela sua proveniência, mesmo que venham do executivo da maioria PSD/CDS-PP", continuou, acrescentando que "Portugal não está sob nenhum alerta terrorista" e "não há nenhuma urgência nem reação a qualquer acontecimento que se preveja que possa acontecer no nosso país".

O ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Marques Guedes, a ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, e secretária de Estados dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, já receberam hoje representantes de PSD e CDS-PP, do PCP, do BE e de Os Verdes, terminando a ronda com o maior partido da oposição, o PS.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório