Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Candidatos de direita perderiam contra Guterres ou Vitorino

Numa altura em que o tema eleições está cada vez mais presente, uma sondagem realizada para o Expresso aborda um acontecimento ainda algo distante: as eleições presidenciais de 2016. Inquiridos sobre este tema, os portugueses fizeram questão de deixar clara uma intenção: novo presidente de direita – com os atuais potenciais candidatos – não.

Candidatos de direita perderiam contra Guterres ou Vitorino
Notícias ao Minuto

19:02 - 16/01/15 por Notícias Ao Minuto

Política Presidenciais

Uma sondagem esta sexta-feira divulgada pelo Expresso dá conta que todos os potenciais candidatos de direita – Marcelo Rebelo de Sousa, Pedro Santana Lopes e Rui Rio - , se concorressem nas eleições presidenciais contra um dos Antónios da Esquerda (Guterres ou Vitorino) perderiam.

Com esta simulação de votação os portugueses deram um sinal político claro. Novo Presidente da República de direita, não. É que, em termos concretos, os candidatos do espetro mais à direita do sistema político português apenas conseguiriam alcançar uma vitória se o concorrente escolhido pela Esquerda, nomeadamente, o PS, fosse Sampaio da Nóvoa.

No caso de uma primeira volta muito disputada e sem se conseguir chegar à escolha de um presidente maioritário, se os portugueses fossem chamados novamente às urnas e se o candidato fosse António Guterres, Marcelo Rebelo de Sousa receberia 47,5% dos votos, Santana Lopes 44,% e Rui Rio 45,9%.

Na hipótese de passar à segunda volta o antigo Comissário Europeu, António Vitorino, as percentagens não seriam muito diferentes. No caso, o professor Marcelo receberia 48%, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa 43,4% e o antigo presidente da Câmara Municipal do Porto chegaria aos 46,1% .

Estes dados permitem ainda verificar outra tendência: Santana Lopes é o candidato de direita menos preferido pelos portugueses, que prefeririam votar em Marcelo ou Rio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório