Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Eurodeputado do PSD nomeado relator do Parlamento Europeu

O eurodeputado português José Manuel Fernandes, do PSD, foi escolhido para relator do Parlamento Europeu para o Orçamento de 2016 da União Europeia, segundo a informação hoje divulgada à imprensa.

Eurodeputado do PSD nomeado relator do Parlamento Europeu
Notícias ao Minuto

12:33 - 22/12/14 por Lusa

Política União Europeia

O deputado social-democrata acompanha já há vários anos acompanha as questões relacionadas com o orçamento comunitário e é atualmente o coordenador do grupo parlamentar do Partido Popular Europeu (PPE) na Comissão de Orçamentos.

Em geral, 94% do orçamento comunitário é destinado a investimento - caso dos programas e fundos europeus nos Estados-membros - e 6% a despesas com as instituições comunitárias, caso de Parlamento Europeu, Comissão Europeia ou Conselho.

A semana passada, o Parlamento Europeu aprovou o orçamento da União Europeia para 2015, com 141,21 mil milhões de euros para pagamentos e 145,3 mil milhões de euros de dotações em autorizações.

Esta aprovação aconteceu depois de o Parlamento Europeu ter chegado a acordo com o Conselho, após meses de negociações difíceis em que esteve envolvido José Manuel Fernandes.

O orçamento comunitário representa cerca de 1% da riqueza da União.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório