Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Socialistas querem 'Primárias Já' nas legislativas

A reforma do sistema político é algo que tem estado em cima da mesa, nomeadamente no seio do Partido Socialista. É dos socialistas que parte agora uma proposta no sentido de alargar as eleições primárias à escolha dos candidatos para as legislativas e as presidenciais, segundo o jornal Público.

Socialistas querem 'Primárias Já' nas legislativas
Notícias ao Minuto

08:52 - 22/12/14 por Notícias Ao Minuto

Política Manifesto

Por iniciativa de algumas figuras do Partido Socialista, foi criado o manifesto ‘Primárias Já’, que tem como objetivo instituir a realização de eleições primárias para a escolha dos candidatos às eleições legislativas e às eleições presidências.

Mas este não se trata de um projeto para o futuro. Segundo o jornal Público, o que querem figuras como António Costa, Eurico Brilhante Dias e Paulo Campos – todos subscritores da iniciativa – é que a medida seja para aplicar já no sufrágio de 2015 e para repetir aquando da corrida a Belém, no início de 2016.

Mas não é tudo. Este pretende ser o embrião de um movimento cívico com vista à reforma do sistema político, tentando alargar a militantes e simpatizantes a escolha de todos os candidatos a titulares de cargos políticos, com uma particularidade: as quotas não têm de estar em dia, evitando aquilo a que chamam um “bloqueio à democracia interna”.

Além disso, prossegue o jornal Público, os promotores do manifesto querem permitir a participação direta na decisão de acordos de Governo, através de referendos, efetivar os círculos nominais, adotar o sistema de voto preferencial ou abrir as candidaturas a deputados a grupos de cidadãos independentes e alargar as mudanças à lei eleitoral e à revisão da Constituição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório