Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Bloco diz 2015 é o ano "de nos vermos livres" deste Governo

A porta-voz do Bloco de Esquerda (BE) disse hoje, em Olhão, esperar que 2015 seja o ano em que o país se veja "livre deste Governo", porque é "urgente quebrar a destruição do país" em curso.

Bloco diz 2015 é o ano "de nos vermos livres" deste Governo
Notícias ao Minuto

16:30 - 21/12/14 por Lusa

Política Catarina Martins

"2015 é também o ano de nos vermos livres deste Governo e essa é uma mensagem importante. É urgente quebrar a destruição do país que está a ser feita", disse Catarina Martins, em declarações à Lusa, à margem de um almoço de Natal em Quelfes, freguesia do concelho de Olhão.

A porta-voz do partido deu como exemplo o caso do previsto despedimento de centenas de trabalhadores da Segurança Social, que considerou "um dos maiores ataques" de sempre ao país.

"Que 2015 nos traga a força de todas estas lutas contra o Governo", disse, acusando o Governo de confundir interesse público com desemprego, como justificação para o despedimento "maciço" dos trabalhadores da Segurança Social.

Catarina Martins considerou que os trabalhadores daquele serviço deram ao país "uma lição de solidariedade", ao juntarem-se, os que deverão ser dispensados e os que se mantêm em serviço, em defesa de uma Segurança Social pública.

"Naturalmente, o que está por trás é uma visão de privatização da Segurança Social, ou seja, a prazo a função de apoiar crianças e jovens em risco deixa de ser da Segurança Social, que é pública, e passa a ser privatizada", declarou, criticando a alegada intenção de tornar uma obrigação pública num negócio para privados.

A porta-voz do BE acusou ainda o Governo de estar a substituir as pessoas despedidas por desempregados com contratos de inserção, o que considerou ser uma violação ao direito dos trabalhadores, pois à função não corresponde um salário.

"O Governo despede onde já falta gente, a Segurança Social precisa de mais pessoas e não de menos pessoas a trabalhar com crianças e jovens em risco", sublinhou.

A porta-voz do Bloco criticou também o facto de o Governo alegar que está a "requalificar" os trabalhadores, por estes serem funcionários sem funções, quando na realidade "se sabe que aqueles trabalhadores são os que acompanham jovens e crianças em risco ou com deficiência".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório