Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Submarinos: "Atuação de Paulo Portas foi protegida"

João Semedo afirmou, em entrevista ao semanário Expresso, que as comissões de inquérito parlamentar têm o seu poder mas ainda não estão a funcionar nas suas plenas capacidades. Para o bloquista, o caso dos submarinos é exemplificativo de como as comissões ainda estão aquém daquilo que deveriam ser.

Submarinos: "Atuação de Paulo Portas foi protegida"
Notícias ao Minuto

17:02 - 20/12/14 por Notícias Ao Minuto

Política João Semedo

“Há comissões de inquérito que têm conclusões predeterminadas, como foi o caso dos submarinos”, afirmou João Semedo em entrevista ao semanário Expresso.

O deputado do Bloco de Esquerda falava da propriedade das comissões de inquérito parlamentar, descrevendo-as como “poderosas”, no sentido em que servem de “instrumento de construção de uma consciência social e política”.

No entanto, refere, existem ainda algumas arestas a limar no que respeita ao modo como são organizadas. Apresenta como exemplo o caso dos submarinos, um processo que chegou a uma conclusão esta semana, com o seu arquivamento.

“Houve uma maioria claramente liderada pelo CDS que tratou de proteger a atuação de Paulo Portas. Só mesmo em Portugal é possível que um destacadíssimo dirigente do CDS presida à comissão cujo objetivo é o de analisar factos que potencialmente implicavam o líder. Só em Portugal isto não é uma incompatibilidade substantiva e formal”, sustentou.

“Apesar de tudo, com a cobertura que é feita dos trabalhos, os portugueses conhecem verdades incontornáveis e indesmentíveis. Podem não estar nas conclusões, mas ficam sempre na memória”, acrescentou João Semedo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório