Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Presidenciais aquecem. Marcelo apontado como 'vitorioso'

Com as eleições do próximo ano cada vez mais próximas, escreve o Jornal de Notícias que os candidatos presidenciais deverão começar a perfilar-se. Num trabalho de sondagem que começará a ser divulgado amanhã, escreve a publicação que o professor Marcelo Rebelo de Sousa seria um nome com elevada probabilidade de vitória na corrida a Belém.

Presidenciais aquecem. Marcelo apontado como 'vitorioso'
Notícias ao Minuto

08:10 - 17/12/14 por Notícias Ao Minuto

Política Sondagens

O Jornal de Notícias publicará entre amanhã e sábado o resultado de sondagens levadas a cabo para determinar em que pé estão as eleições presidenciais para os portugueses. Com 2015 ao virar da esquina, as legislativas são o primeiro exercício eleitoral a verificar-se, mas logo no ano seguinte cabe aos portugueses escolher quem ocupará o lugar de Cavaco Silva.

Neste sentido, escreve o JN que Marcelo Rebelo de Sousa seria um candidato com elevadas possibilidades de vitória. No entanto, se até o CDS de Portas estaria, aparentemente, disponível para apoiar a candidatura do social-democrata, subjaz a ideia de que o comentador não colhe a simpatia de Pedro Passos Coelho.

A ideia ficou clara quando o primeiro-ministro apresentou a sua moção de estratégia global em janeiro. Nesse momento, Passos terá dito que o futuro presidente do país não pode ser “um protagonista catalisador de contrapoderes” ou um “catavento de opiniões erráticas”, nem deve “buscar a popularidade fácil”. Algo que foi entendido como uma mensagem para Marcelo.

Nesse momento, o comentador da TVI também se autoexclui-se da corrida a Belém. “A questão está resolvida quando o líder do maior partido diz que a candidatura é indesejada”, afirmou num dos seus comentários na antena da televisão de Queluz. À direita, se Marcelo não avançar, resta Durão Barroso, Santana ou Rui Rio.

Porém, do outro lado da barricada política o cenário é outro. António Guterres é entendido com um forte candidato com grandes hipóteses de vitória, mesmo contra o professor. Mas o Alto Comissário das Nações Unidas aparenta estar indisponível para voltar aos palcos políticos portugueses. O antigo primeiro-ministro aponta antes baterias para o lugar atualmente ocupado por Ban Ki-Moon, na presidência das Nações Unidas.

Nesse sentido, o maior partido da oposição, agora liderado por António Costa, tem tentado abrir portas a figuras independentes que possam surgir no panorama político e representar o PS.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório