Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

PSD de Ponte de Lima recolhe assinaturas para realização de referendo

O PSD de Ponte de Lima vai iniciar na terça-feira a recolha de assinaturas com vista à realização de um referendo sobre a deslocalização da Câmara Municipal para um novo edifício orçado em 6,5 milhões de euros.

PSD de Ponte de Lima recolhe assinaturas para realização de referendo
Notícias ao Minuto

19:39 - 15/12/14 por Lusa

Política Iniciativa

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Comissão Política Concelhia (CPC) do PSD, Mário Ferreira, afirmou que na terça-feira vai "iniciar contactos com as forças políticas, com assento na Assembleia Municipal (AM), para a recolha das 27 assinaturas necessárias à convocação de uma sessão extraordinária daquele órgão para aprovação da consulta pública".

"Estamos confiantes de que não será difícil reunir este número de assinaturas face à grande contestação que este projeto tem sido alvo. O pedido de agendamento da reunião extraordinária será depois enviado para o presidente da AM, que terá um prazo de 15 para se pronunciar", sustentou.

Em causa está o "Projeto Integrado para a Requalificação da Administração e do Serviço Público Municipal", incluído no orçamento de 2015 que prevê, entre outras estruturas, a construção dos novos Paços do Concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo.

A declaração de reconhecimento do interesse público daquele projeto foi aprovada, no sábado, pela Assembleia Municipal, com 45 votos a favor, 31 contra e duas abstenções. Dos 39 presidentes de Junta do concelho, apenas três votaram contra.

Para o PSD trata-se de um "investimento avultado que não se justifica já que atuais instalações da autarquia cumprem perfeitamente as suas funções".

Além da recolha de assinatura junto das forças políticas, o PSD vai também iniciar o mesmo procedimento junto da população do concelho.

"Vamos tentar recolher cerca de 3.400 assinaturas que só por si valerão a convocação de um referendo", adiantou Mário Ferreira.

O líder local do PSD assegurou que o partido irá prepara-se para todos os cenários e esgotar todas as possibilidades para a população do concelho seja chamada a pronunciar-se".

Além do PSD e da CDU a intenção da Câmara Municipal, liderada por Vítor Mendes, de construir um novo edifício dos Paços do Concelho dividiu o próprio partido.

Na semana passada, em declarações à agência Lusa, o presidente da Comissão Política Nacional da Juventude Popular (JP) acusou a autarquia de estar a cometer um "ato criminoso".

Por sua vez, Miguel Pires da Silva, ex-vereador daquela autarquia, considerou que o projeto vai "causar danos irreversíveis no concelho".

"Construir um novo edifício dos Paços do Concelho é um total disparate, uma inutilidade que em nada melhora a qualidade de vida dos Limianos, um ato criminoso. Ponte de Lima não merece tamanho atentado", afirmou.

Na altura, a Lusa contactou o presidente Victor Mendes, que recusou prestar declarações sobre o assunto.

A estrutura local do CDS também se manifestou contra o projeto, com o presidente recém-eleito daquela estrutura, Abel Baptista, a afirmar que o projeto "não traz vantagem para a economia local, não cria postos de trabalho, nem vai representar uma mais-valia para o concelho".

O PSD está igualmente contra por entender que "atuais instalações da autarquia cumprem perfeitamente as suas funções" e aquando da sua aprovação em reunião do executivo, defendeu a realização de uma consulta popular.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório