Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Faz 10 anos que Sampaio me disse que ia dissolver Assembleia"

“Faz dez anos que [Jorge] Sampaio me comunicou que ia dissolver a Assembleia”, recordou esta tarde Santana Lopes na sua página no Facebook.

"Faz 10 anos que Sampaio me disse que ia dissolver Assembleia"
Notícias ao Minuto

17:10 - 30/11/14 por Notícias Ao Minuto

Política Santana Lopes

Numa altura em que o antigo Presidente da República Jorge Sampaio era notícia por ter aparecido, quase de surpresa, no Congresso socialista, Santana Lopes aproveitou as redes sociais para recordar que faz dez anos, daqui a duas horas e meia, que Jorge Sampaio me comunicou que iria dissolver a Assembleia da República ao contrário do que me dissera na véspera”.

A publicação de Santana Lopes foi feita esta tarde e, neste momento, já passou a tal década exata de que o primeiro-ministro de então recorda. Na altura, o social-democrata assumiu o poder após a saída de Durão Barroso. Mas depois de meses de contestação, Jorge Sampaio optou mesmo por dissolver o governo, acabando por dar o primeiro passo para o que viria a ser a eleição de José Sócrates, que venceu as eleições por maioria absoluta em 2005.

Na mesma publicação, Santana Lopes sugere ainda que a decisão de Jorge Sampaio na altura chocou com o que lhe dissera pessoalmente: “ao contrário do que me dissera na véspera”, escreve o ex-primeiro-ministro, citando de seguida o que terão sido as palavras de Sampaio: "senhor primeiro-ministro: era o que faltava eu dissolver o Parlamento por um ministro se demitir".

Saliente-se que Santana Lopes, ao longo desta década, nunca deixou de criticar a opção de Jorge Sampaio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório