Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

"Estou numa fase da minha vida que é a última"

Faltam apenas oito dias para Mário Soares completar 90 anos mas a idade não parece, de todo, ser um entrave para dizer o que lhe vai na cabeça. Como sempre o fez. Em entrevista ao Expresso, o antigo Presidente da República escusou-se a comentar o caso Sócrates, depositou toda a esperança que ainda lhe resta no Partido Socialista e mostrou-se, como tem sido habitual, desagradado com o estado do país e com aqueles que o governam.

"Estou numa fase da minha vida que é a última"
Notícias ao Minuto

07:57 - 29/11/14 por Notícias Ao Minuto

Política Mário Soares

“Não gosto nada de ter 90 anos”. E ainda não os tem. Falta oito dias e nada vai mudar. Mário Soares não gosta do redondo número que lhe vai pesar na idade, mas garante que vai continuar a escrever o que quer, mas esquivando-se, aos poucos, da política.

Em entrevista ao Expresso, o antigo Presidente da República diz não ser “pessimista”, contudo, declara o “estado do país” como uma “infâmia”. “Mas há que mudar, os portugueses são ótimos”, refere.

“Hoje, Portugal não existe. Se for de Bragança ao Algarve a pé não encontra ninguém. Não há terras cultivadas, populações, vida. Estes gajos estão a destruir o nosso país, estão a vender tudo, só falta a TAP”, atira.

Mesmo confessando que está farto de falar sobre política – e confessando que já tem “chatices que cheguem” e que tem que “cuidar dos livros”, que mantém numa biblioteca e onde guarda tudo o que escreveu desde os 14 anos –, Mário Soares não deixa de parte os seus ataques à direita. “Coitada da direita! É preciso acabar com a direita!”.

Sobre o atual Executivo, as palavras são curtas, mas duras: “é muito mau, é péssimo!”.

Num breve comentário sobre o caso Sócrates – a posteriori da entrevista – Mário Soares confessa estar “muito mal disposto com isto tudo”, mas não mais se alonga. Prefere falar do Partido Socialista (PS): “o futuro é o socialismo. Porque este estado de coisas, estes regimes em que os tipos de direita fazem tudo o que querem às pessoas, não se pode manter”, defende.

“O socialismo é fundamental para que a União Europeia continue. A UE foi feita com dois partidos: o Democrata-Cristão e o Socialista. E a UE vai continuar”. “O que me interessa é o futuro e no futuro o socialismo vai regressar, não tenho nenhuma dúvida. Acha que os bandidos e os mercados não vão mandar nisto para sempre?”, questiona.

Relativamente à sua idade, aquela que não quer ter, Soares confessa que “a verdade é que estou realmente muito velho” e que já reparou “nos ataques aos velhos”. “Estão no seu direito. Um dia também vão ser velhos e não é nada fácil”, lamenta. Contudo, Mário Soares é alheio a esses ataques e nem tão pouco lê o que escrevem sobre si na Internet.

“Nunca tive mau feitio (…). Nunca me preocupei com o que dizem sobre mim e não vou agora começar. O diz que disse não tem nenhum valor!”, esclarece.

O estado de saúde é, agora, a maior preocupação de Mário Soares. A encefalite sofrida há pouco tempo deixou mazelas. “Estou numa fase da minha vida que é a última. Vou fazer 90 anos. Tive uma encefalite que me enfraqueceu. [Mas] tenho um bom coração, tudo o que está aqui dentro do peito está em ótimas condições, impecável. Agora as pernas… as pernas chateiam-me. Fora as outras coisas”, como a memória, “mas o importante é que resisti quando toda a gente disse que eu ia morrer”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório