Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Socialistas de Tondela demitem-se e exigem investigação às contas

Os membros do PS da Assembleia de Freguesia de Tondela e Nandufe demitiram-se na quinta-feira e vão solicitar ao Tribunal Administrativo e Fiscal de Viseu que investigue um conjunto de documentos que consideram evidenciar "más práticas administrativas e contabilísticas".

Socialistas de Tondela demitem-se e exigem investigação às contas
Notícias ao Minuto

11:23 - 28/11/14 por Lusa

Política Polémica

"Não nos revemos no comportamento desta junta de freguesia, nem naquela documentação, pois a ser verdade é vexatória da cidade de Tondela, dos princípios democráticos e da honestidade. Não podemos estar debaixo do mesmo teto de pessoas que se aproveitam do lugar que ocupam para ter benefício pessoal. Daí termos pedido a demissão", explicou Francisco Coutinho, um dos membros do PS da Assembleia de Freguesia Tondela e Nandufe.

Durante a última sessão da Assembleia de Freguesia, que decorreu na quinta-feira à noite, os membros do PS apresentaram a demissão, depois de terem recebido cópias de diversa documentação respeitante à contabilidade da Junta de Freguesia Tondela e Nandufe.

Os documentos, que "contêm o logótipo, a caligrafia e a assinatura de elementos da junta", terão sido depositados nos últimos dias, de forma anónima, em diversas caixas de correio de cidadãos da freguesia.

"Tais documentos, da responsabilidade dos eleitos da atual maioria PSD, a quem foi confiada a condução dos destinos da Junta de Freguesia de Tondela e Nandufe neste mandato, evidenciam más práticas administrativas e contabilísticas que, a serem verdadeiras, reputamos de graves e atentatórias das mais elementares regras de funcionamento de uma autarquia, no plano legal, ético e político, e que presumem a utilização de dinheiros públicos em benefícios pessoais", evidenciou.

Aquele membro do PS revelou que o conjunto de documentos será enviado de imediato para o procurador do Tribunal Administrativo e Fiscal de Viseu para apuramento de eventuais responsabilidades, bem como a veracidade das mesmas.

"Entendemos que esta prática, continuada, envergonha a cidade de Tondela, os eleitores que neles confiaram, o partido a que pertencem e merecerá a censura de todos", acrescentou.

Aos jornalistas, disse ainda que os documentos reportam-se a dois ou três meses e focam contas relacionadas com transportes e combustíveis, entre outras rubricas.

"Os documentos que nos chegaram às mãos são de dois ou três meses, não dá para avaliar [em quanto a junta é lesada], mas se for prática recorrente chegaremos ao fim do ano com uns bons milhares de euros", sustentou.

Ao longo da sua intervenção na sessão da Assembleia de Freguesia, o presidente da União de Freguesias de Tondela e Nandufe, José Manuel Mendes, referiu que não admite que lhe passem atestados de desonestidade, assegurando que este tipo de situações não o desgasta, nem lhe mete medo.

Sublinhou ainda que "as cartas anónimas são a arma dos fracos" e que os dinheiros públicos da freguesia têm sido bem geridos.

"Estou de consciência tranquila: quem não deve não teme. Rejeito qualquer tipo de ilegalidades e sempre apresentámos as contas, que foram transparentes", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório