Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Discurso político é uma "forma oca de entreter o pagode"

Frases como “o crescimento é essencial”, “é preciso reindustrializar a economia”, ou “urge aumentar a poupança” são, no entender do ex-ministro das Finanças, Bagão Félix, “politicamente tautológicas” e “uma forma oca de entreter o pagode”. Num artigo de opinião que assina na edição desta quarta-feira do Jornal de Negócios, o responsável não poupa ainda críticas à troika.

Discurso político é uma "forma oca de entreter o pagode"
Notícias ao Minuto

08:01 - 26/12/12 por Notícias ao Minuto

Política Opinião

Para o antigo ministro das Finanças, Bagão Félix, “a vida política está infestada por banalidades transformadas em grandes ideias”, escreve o ex-governante num artigo de opinião publicado no Jornal de Negócios. Assim, prossegue, frases como “o crescimento é essencial”, “é preciso reindustrializar a economia”, ou “urge aumentar a poupança”, são “politicamente tautológicas” e “uma forma oca de entreter o pagode”.

Ao mesmo tempo, Bagão Félix aponta o dedo a comentadores que “à volta de tais trivialidades, tecem louvaminhas como se tivesse sido descoberta a pólvora”.

Neste contexto, o também ex-conselheiro de Estado, não isenta a troika e o FMI de considerações mais cáusticas. “A troika e em particular o FMI, fala dia sim dia não, dá conferências, participa em debates, opinando, decretando sobre quase tudo, às vezes de uma maneira dúbia”, assinala Bagão Félix, e acrescenta: “Custa-me assistir a estes ditames mediáticos de funcionários de organizações internacionais, como se o País não tivesse órgãos democraticamente eleitos”.

Em jeito de remate, o antigo ministro lança o repto: “Façam o que tenham a fazer em silêncio, mas não exagerem no protectorado”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório