Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Passos Coelho diz que enfrentou situação das mais severas

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou hoje que na história recente de Portugal "só um outro" chefe do governo enfrentou uma situação tão severa, mas defendeu que o País já pode olhar para o futuro com outra esperança.

Passos Coelho diz que enfrentou situação das mais severas
Notícias ao Minuto

19:47 - 23/11/14 por Lusa

Política Primeiro-ministro

"Fui primeiro-ministro durante três anos e meio e talvez não tenha havido mais do que um outro que, desde 1974, tenha enfrentado uma situação tão severa. Significa que se passou por provações muito grandes, mas hoje podemos olhar com outra esperança", afirmou, sem nomear o governante.

Passos Coelho salientou que "os resultados económicos já melhoraram e o emprego também, sendo possível em 2015 o alívio de alguma da austeridade, devolvendo parte do rendimento às pessoas, pelo que a perspetiva é bem diferente".

Temos os que querem tudo de novo, mas temos de saber até onde, e a que ritmo, queremos ir: se mais depressa, podendo dar um passo em falso, ou ir devagarinho e restaurar a esperança. É uma escolha que temos de fazer", disse.

Passos Coelho falava na inauguração do novo edifício do Centro Social e Paroquial de Avanca, que comporta duas valências: uma unidade de Cuidados Continuados e um novo lar.

A construção representou um investimento de cerca de quatro milhões de euros, um terço dos quais financiados pelo Estado.

Quanto à comparticipação do Estado na obra, o primeiro-ministro disse que "é uma obrigação do Estado devolver aos cidadãos uma parte dos seus impostos para que funções sociais possam ser desenvolvidas".

O primeiro-ministro realçou que, apesar dos tempos recentes que obrigaram a uma grande contenção, o governo conseguiu manter o equilíbrio e preservar as funções sociais do Estado.

"Conseguimos, com uma ligação próxima com o setor solidário, garantir que apesar dessas dificuldades o essencial dos recursos estivesse destinado aos que precisam e alargar o apoio às instituições que estão no terreno, mais próximas das pessoas", afirmou.

Salientou que tem sido alargado o número de instituições que beneficiam da transferência de recursos do Estado, "conseguindo que cada vez mais pessoas possam aceder a respostas sociais".

Noutro momento da sua intervenção, Passos Coelho disse ser necessário criar condições para um futuro diferente, com uma sociedade menos fechada, empresas que olham mais para o mercado global, financiamento mais criterioso para criar emprego sustentável, "que não seja a fingir em que o Estado tem de ir buscar aos impostos para o sustentar".

Aflorou ainda o problema demográfico, para o qual defendeu a necessidade de haver uma procura de soluções transversal aos diferentes partidos e à sociedade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório