Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

"O que aconteceu não diz respeito à política"

Separação de poderes: Foi desta forma que Pedro Passos Coelho se escusou a comentar a detenção de José Sócrates. À margem da abertura de uma unidade de cuidados continuados em Avanca, Estarreja, o primeiro-ministro frisou que não é “comentador” e que o “país deve aguardar as decisões da Justiça”.

"O que aconteceu não diz respeito à política"
Notícias ao Minuto

18:25 - 23/11/14 por Notícias Ao Minuto

Política Passos Coelho

Era inevitável Pedro Passos Coelho não comentar a detenção de José Sócrates. Contido em opiniões, o primeiro-ministro quis frisar a necessidade de se fazer uma separação de poderes.

“Sabemos que o que aconteceu ontem não foi uma coisa trivial, mas não é uma matéria que diga respeito à política”, diz o chefe do Governo à margem da inauguração de uma unidade de cuidados continuados em Avanca, Estarreja.

Para o primeiro-ministro, cabe ao país aguardar pelas “decisões da Justiça”, embora reconheça que “é um facto que chama à atenção”.

“Não quero comentar essa matéria”, sublinha o governante, afirmando que “não são assuntos sobre os quais devamos ter estados de alma”.

Passos refere ainda que “o país tem instituições fortes e que funcionam”, contudo, descarta a possibilidade da detenção de José Sócrates ter sido resultado da recente reforma feita na Justiça portuguesa.

“Não foi com certeza com as reformas na Justiça. [Não creio que] O que quer que tenha acontecido e envolvido o ex-primeiro-ministro seja consequência dessa reforma”, explica.

“Como primeiro-ministro, compete-me assegurar que todas as instituições funcionam nos termos em que devem funcionar”, atira.

Aos jornalistas, Passos disse que “seria muito mau que os poderes públicos e políticos fizessem comentários sobre o sistema judicial. Não devemos comentar as decisões da Justiça sobre casos que ainda decorrem e são particulares”.

No final da declaração, Pedro Passos Coelho fez questão de “vincar” que “em Portugal as instituições funcionam e funcionam com respeito pelos poderes”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório