Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

"Não aceito a prisão de José Sócrates"

O ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, João Soares, saiu este sábado em defesa de José Sócrates, que ontem foi detido. Na sua conta pessoal do Facebook, o socialista considerou a detenção do ex-primeiro-ministro uma “perversa tentativa de humilhação” e frisou: “Não aceito a prisão”.

"Não aceito a prisão de José Sócrates"
Notícias ao Minuto

12:05 - 22/11/14 por Notícias Ao Minuto

Política João Soares

“Exceto por crime de sangue, em flagrante delito, não aceito a prisão (que "pudicamente" designam por detenção) de um ex-Primeiro Ministro como José Sócrates”.

A afirmação é de João Soares que, na madrugada deste sábado, usou a sua conta pessoal do Facebook para mostrar a sua opinião “pessoal”, que “vale o que vale a opinião de qualquer outro cidadão”, relativamente à detenção de José Sócrates.

No mesmo texto, o antigo autarca lisboeta considera que “a prisão de José Sócrates, ao início da noite no aeroporto de Lisboa, com pelo menos uma câmara de TV de sobreaviso, é, antes de tudo, uma tentativa de humilhação do próprio ex-Primeiro Ministro”.

Na opinião de João Soares, “tratando-se de uma sexta-feira à noite, é, uma ainda mais perversa tentativa de humilhação. Em relação a uma personalidade como José Sócrates, por maioria de razão tendo já sido primeiro-ministro, não é admissível que se coloque sequer a possibilidade de fuga, ou obstrução à justiça”.

“Se há que julgar, o que quer que seja, que se julgue rapidamente e com a isenção que se exige da justiça. Humilhar e pré-condenar na praça publica, não. Os efeitos perversos e de desmoralização pública de uma iniciativa judicial como esta, são dificilmente avaliáveis”, acrescenta.

O deputado socialista sublinha que é “amigo” de José Sócrates, lembrando que apoiou “empenhada e convictamente, as candidaturas do PS que encabeçou ao cargo de primeiro-ministro” e garante: “Não me arrependo”.

Tendo em conta “esta hora difícil que ele, José Sócrates, está a viver”, João Soares faz “uma avaliação muito positiva” dos seus governos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório