Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Ana Drago e Daniel Oliveira hoje no Clube dos Pensadores

O fundador do Clube dos Pensadores (CdP), Joaquim Jorge, convidou Ana Drago e Daniel Oliveira, personalidades que integram o Fórum Manifesto, para um debate esta segunda-feira num hotel em Gaia. Em cima da mesa do debate estarão, entre outros temas, o panorama político nacional, com as eleições legislativas à vista, e a mudança de liderança no maior partido da oposição.

Ana Drago e Daniel Oliveira hoje no Clube dos Pensadores
Notícias ao Minuto

07:35 - 10/11/14 por Ana Lemos

Política Debate

Esta segunda-feira, Ana Drago, socióloga e antiga deputada e dirigente do Bloco de Esquerda (BE), e Daniel Oliveira, jornalista e fundador do BE, vão marcar presença esta noite (21h30), no Hotel Holiday Inn em Gaia, para um debate no Clube dos Pensadores.

Ambos integram o Fórum Manifesto, uma corrente fundada por Miguel Portas que se desvinculou do Bloco de Esquerda, e cujo principal objetivo é fazer parte de uma solução política para o país e que se apresenta como alternativa aos partidos de esquerda disponíveis.

As eleições legislativas do próximo ano, que o Presidente da República já garantiu que se realizarão na data prevista, serão um dos temas em debate, tendo o Fórum Manifesto já revelado que vai concorrer em coligação com o partido Livre de Rui Tavares que, refira-se, nas últimas eleições europeias arrecadou 70 mil votos. Números que alimentam a esperança de um bom resultado nas legislativas.

Também em debate estará a nova liderança do PS com António Costa que marcou presença, recentemente, no congresso do Livre, e o surgimento de Marinho e Pinto, que vai concorrer com o seu Partido Democrático Republicano (PDR).

Dificilmente o PS em próximas eleições legislativas, se vencer, terá maioria absoluta.Assim terá que pensar em fazer alianças com outras forças políticas para ter um governo com maioria parlamentar. O BE e o PCP já rejeitaram uma possível aliança pós – eleitoral . Uma das questões que se vai colocar é saber o modo como o PS vai estabelecer essa política de alianças que pode ser de incidência parlamentar ou de natureza governativa.

O Clube dos Pensadores dá assim seguimento ao ciclo de debates que iniciou este ano com Teixeira dos Santos, ex-ministro das Finanças do governo de José Sócrates, Carlos Barbosa, presidente do ACP, Arménio Carlos, líder da CGTP, António Capucho, ex- PSD, Henrique Neto, empresário e ex-deputado do PS, Marcelo Rebelo de Sousa, ex-líder do PSD, e Ribeiro e Castro ex-líder do CDS.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório