Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

"Às vezes os políticos têm de fazer milagres"

António Costa foi o tema central da entrevista de Manuel Alegre ao Diário de Notícias (DN). Para o socialista, o ainda autarca de Lisboa “tem um peso grande sobre os seus ombros” e “as pessoas quase lhe exigem milagres”. Sobre António José Seguro, Alegre não quis “fulanizar” a conversa.

"Às vezes os políticos têm de fazer milagres"
Notícias ao Minuto

09:03 - 01/11/14 por Notícias Ao Minuto

Política Manuel Alegre

“A partir de certa altura”, Manuel Alegre convenceu-se da possibilidade de António José Seguro e António Costa ficarem separados nas eleições por uma grande diferença. Em entrevista ao Diário de Notícias (DN), o político e escritor destaca a “vontade de mudança” expressa pelo autarca de Lisboa e que se mostrou como um fator “decisivo” para a sua vitória nas eleições primárias.

Sem querer “fulanizar” a conversa sobre António José Seguro, Manuel Alegre reconhece “o esforço que ele fez” e confessa que procurou “ajudá-lo o mais possível”, mas “a certa altura era evidente que havia ali um problema”, queixando-se, por exemplo, do discurso não humilde do antigo secretário-geral do PS depois das eleições europeias, momento que marcou a entrada de António Costa a jogo.

E é António Costa que se destaca na conversa do também escritor com o Diário de Notícias (DN). Para Manuel Alegre, António Costa “tem de deixar claro” e tem de fazer programas políticos, frisando que a “expectativa” para com o candidato a primeiro-ministro é “muito alta”, uma vez que “ele [Costa] encarnou uma grande esperança e uma grande vontade de mudança, há um grande preso sobre os seus ombros”.

“As pessoas quase que lhe exigem milagres. Os políticos às vezes têm de fazer milagres”, diz, revelando que um primeiro “milagre” terá que ser “construir a confiança dos portugueses” e, depois, “ter posições sobre algumas coisas que lhe são essenciais”. Aqui, Alegre destaca a renegociação da dívida, a libertação país perante os constrangimentos do Tratado Orçamental, um pacto para defender o Estado Social, o crescimento e a economia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório