Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Costa está a abrir caminho ao "verdadeiro líder do PS", Sócrates

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, sustentou hoje que o vencedor das primárias socialistas, António Costa, pretende reabilitar e está a abrir caminho ao regresso do "verdadeiro líder do PS", José Sócrates.

Costa está a abrir caminho ao "verdadeiro líder do PS", Sócrates
Notícias ao Minuto

15:12 - 31/10/14 por Lusa

Política Luís Montenegro

Luís Montenegro falava no encerramento do debate sobre o Orçamento do Estado para 2015 na generalidade, na Assembleia da República, depois de o novo líder parlamentar do PS, Ferro Rodrigues, ter referido o nome de José Sócrates como alguém que se bateu contra o pedido de resgate financeiro a Portugal.

"A partir de hoje, é oficial, desde que ouvimos aqui o líder parlamentar do PS: o PS assumiu como prioridade política reabilitar José Sócrates. Esta é a primeira grande ideia mobilizadora do PS de António Costa", declarou Luís Montenegro, recebendo palmas da maioria PSD/CDS-PP. "Ele é um líder em transição para abrir caminho ao regresso do grande líder, o verdadeiro líder do PS: o engenheiro José Sócrates", acrescentou.

A este propósito, o líder parlamentar do PSD ressalvou não saber se António Costa se qualificou ou não como um "líder de transição", tendo em conta a sua situação no PS, mas aproveitou a expressão para acenar com "o regresso" de José Sócrates: "Por aquilo que hoje aqui ouvimos, de facto, ele é um líder em transição".

A 28 de setembro, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa derrotou o secretário-geral do PS, António José Seguro, em eleições primárias - com participação de militantes e simpatizantes - para candidato dos socialistas a primeiro-ministro.

Na sequência dessas eleições, António José Seguro demitiu-se, sendo transitoriamente substituído pela presidente do PS, Maria de Belém, e foram marcadas eleições diretas para a liderança do partido para 21 e 22 de novembro, e um Congresso eletivo para 29 e 30 do mesmo mês.

O líder parlamentar do PSD sintetizou desta forma a história recente do PS: "José Sócrates governou como se não houvesse futuro. António José Seguro fez oposição como se não houvesse passado. E António Costa quer comprometer o futuro com as políticas do passado".

No seu discurso, Luís Montenegro reivindicou que o resultado da governação PSD/CDS-PP é uma economia mais competitiva, maior justiça social e um Estado reformado, mais eficiente e menos gastador, com Portugal livre dos credores da 'troika' - tudo sem o apoio dos socialistas que, disse, "rasgaram o memorando" e "saltaram fora do barco".

O líder parlamentar do PSD defendeu que o cenário macroeconómico para 2015 é credível, que a economia portuguesa vai crescer acima da média da zona euro, o desemprego vai continuar diminuir e o défice vai descer para o valor mais baixo dos últimos 40 anos.

"O Orçamento do Estado para 2015 concretiza a mudança, vence o derrotismo e renova a esperança", declarou, repetindo mais de quinze vezes a palavra "mudança".

O PS, por sua vez, alegou, "não aprendeu a lição do passado" e está "muito perto da esquerda radical", recusando cortes na despesa e apoiando a reestruturação da dívida, "esconde as suas soluções" e "desespera por eleições", mas "não está, de facto, preparado para governar".

Declarando-se confiante na "sabedoria do povo", o líder parlamentar do PSD concluiu que "os portugueses não querem, não vão querer que o seu futuro fique nas mãos dos fanáticos do passado".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório