Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Durão não esteve à altura das responsabilidades históricas"

Francisco Assis faz uma avaliação "mitigada" de Barroso como presidente da Comissão, considerando que no segundo mandato não esteve "à altura das responsabilidades históricas", permitindo que a Europa encontrasse tarde respostas para a crise e que a Alemanha impusesse a liderança.

"Durão não esteve à altura das responsabilidades históricas"
Notícias ao Minuto

10:50 - 29/10/14 por Lusa

Política Assis

O cabeça de lista do Partido Socialista nas últimas eleições europeias faz um balanço "positivo" do primeiro mandato de Durão Barroso, ao considerar que conseguiu integrar sem dificuldades os novos países de Leste que aderiram à União Europeia e resolver os problemas criados pelo 'chumbo' do Tratado Constitucional nos referendos de França e Holanda.

"Nessa altura, creio que teve um papel positivo e contribuiu para a resolução de problemas institucionais graves que se colocavam à União Europeia", afirmou Francisco Assis.

Já no segundo mandato, em que Barroso teve de lidar com a crise, Assis considera que não esteve "à altura das suas responsabilidades históricas enquanto presidente da Comissão Europeia".

Num período já de crise financeira, económica e depois social, "a Comissão esteve muito ausente durante demasiado" e "encontrou respostas tardiamente". Além disso, Barroso "não foi capaz de contrariar a tendência que marcou últimos os últimos anos", em que a Alemanha assumiu um "papel de liderança quase unipolar no contexto do Conselho Europeu"

"Faltou força, faltou capacidade de liderança, faltou espírito de visão ao Dr. Durão Barroso nessa fase", afirmou Assis, que diz que deste modo faz uma "avaliação mitigada" dos seus 10 anos à frente da Comissão Europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório