Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

"Poiares Maduro não utiliza os fundos comunitários como devia"

O candidato socialista a primeiro-ministro, António Costa, rejeitou hoje que esteja a usar os fundos europeus como combate político e apontou que o ministro Poiares Maduro "é que não utiliza os fundos comunitários como os devia utilizar".

"Poiares Maduro não utiliza os fundos comunitários como devia"
Notícias ao Minuto

15:30 - 25/10/14 por Lusa

Política António Costa

O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, apelou hoje a António Costa para que não fizesse dos fundos europeus um "instrumento de combate político".

António Costa deu hoje uma conferência de imprensa, em Lisboa, munido de documentação sobre a execução financeira dos fundos e o Orçamento do Estado para 2015, para mostrar que o Governo não está a aproveitar a potencialidade dos fundos comunitários.

Instado a comentar o apelo de Poiares Maduro, António Costa afirmou: "O comentário é muito simples, eu não utilizo os fundos comunitários como combate político, o senhor ministro é que não utiliza os fundos comunitários como os devia utilizar, que é para aumentar o investimento, aumentar a riqueza produzida no país e aumentar a criação do emprego".

António Costa defendeu que "o que é urgente nos fundos comunitários não é fazer combate político, o que é urgente nos fundos comunitários é utilizar os fundos comunitários".

"O que estes dados revelam, primeiro, é um enorme atraso na execução do QREN e, sobretudo, uma confissão antecipada do Governo que vai ter uma baixíssima execução do novo quadro comunitário que devia estar a ser utilizado", adiantou.

Além disso, "releva uma segunda coisa: é que o Governo no desenho dos programas operacionais não está a aproveitar as oportunidades que a União Europeia criou, designadamente em matéria de reabilitação urbana, que seria da maior importância para a dinamização de uma indústria que colapsou há cerca de três anos", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório