Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

"Tenham coragem de dizer que a Constituição não é a Bíblia"

Em entrevista ao semanário Expresso, que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, defende que os partidos devem ter uma atitude diferente, nomeadamente a bem da descentralização.

"Tenham coragem de dizer que a Constituição não é a Bíblia"
Notícias ao Minuto

19:27 - 24/10/14 por Notícias Ao Minuto

Política Rui Moreira

Rui Moreira surge em entrevista na edição diária desta sexta-feira do Expresso, num excerto que antecipa a entrevista maior que será publicada amanhã no semanário. O presidente da Câmara Municipal do Porto fala dos erros dos partidos, a quem chama “o sal da democracia” e mostra-se contra a antecipação das eleições legislativas.

Questionado sobre o que pensa sobre uma possível antecipação das eleições legislativas, Rui Moreira é perentório: “Não”, diz, explicando que a sua posição se deve a “respeito constitucional”. “Tenham a coragem de dizer que aquilo não é a Bíblia e pode ser alterada”, reforça.

Para Rui Moreira estas questões devem ser vistas no sentido inverso: “Se os atores políticos querem alterar a Constituição, então alterem”, acrescentando que “qualquer dia podemos chegar à conclusão de que as eleições devem ser em abril, porque em agosto dá jeito às pessoas irem todas de férias”.

Já sobre os partidos políticos, o autarca da Invicta diz-se a favor da democracia representativa, por oposição à democracia direta, por esta última acarretar riscos de “fenómenos de demagogia, populismo”. Mas defende uma ligação maior entre eleitos e eleitores, caso contrário serão os próprios partidos, a quem chama “o sal da democracia”, a prejudicarem-se.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório