Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Durão Barroso recebe presente de despedida

Os líderes dos 28 despediram-se hoje de Durão Barroso e ofereceram-lhe um prato com uma inscrição alusiva à construção europeia que consideram ser o mote do presidente cessante da Comissão Europeia, disse à Lusa fonte comunitária.

Durão Barroso recebe presente de despedida
Notícias ao Minuto

15:41 - 24/10/14 por Lusa

Política Comissão Europeia

Entre o final do Conselho Europeu e o começo da cimeira da zona euro, os chefes de Estado e de Governo da União Europeia ofereceram a José Manuel Durão Barroso como presente de despedida uma foto do grupo e um prato com a inscrição "Let's bild Europe together (Vamos construir a Europa juntos"), assinado por todos.

O discurso de despedida esteve a cargo da chanceler alemã, Angela Merkel, que sublinhou que, durante os dez anos à frente do executivo comunitário, Durão Barroso sempre defendeu a Europa e as competências da Comissão Europeia, segundo a mesma fonte.

"Lutaste por elas e usaste-as", salientou Merkel.

Durão Barroso termina no dia 31 o seu segundo mandato como presidente da Comissão Europeia, que exerceu nos últimos 10 anos, entre 2004 e 2014.

Também Herman Van Rompuy preside pela última vez ao Conselho Europeu, terminando o seu segundo mandato no dia 30 de novembro de 2014.

No último jantar da cimeira, na quinta-feira, os líderes europeus beberam vinho português, da região do Alentejo, e cerveja belga.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório