Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Miguel Macedo recusa comentar declarações de Machete

O ministro da Administração Interna escusou-se hoje a comentar as declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, sobre portugueses envolvidos na organização extremista Estado Islâmico que quererão regressar a Portugal, acrescentando que não divulga matérias classificadas.

Miguel Macedo recusa comentar declarações de Machete
Notícias ao Minuto

14:05 - 24/10/14 por Lusa

Política Ministro

"Não vou divulgar informações que tenho sobre essa matéria ou outra qualquer matéria classificada", afirmou Miguel Macedo depois de questionado pelos jornalistas sobre se tinha informações de portugueses a quererem deixar o Estado Islâmico, no final da cerimónia do 6.º aniversário da Unidade de Controlo Costeiro da GNR, que decorreu em Lisboa.

"Nós estamos atentos e vigilantes, num esforço que é partilhado, conjunto e internacional, e que é vital, que é o de troca de informações para assegurarmos que tudo o que se possa fazer, deva fazer e tem de ser feito nesta matéria, se faça", sublinhou Miguel Macedo.

Na sua edição de hoje o DN revela que no Conselho de Ministros de quinta-feira o caso chegou a provocar momentos de grande tensão entre ministros, tendo o ministro da Administração Interna considerado "inaceitáveis" as declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros.

"Não vou fazer nenhum comentário sobre essa matéria. A única coisa que quero dizer é que a notícia que hoje veio a público sobre essa matéria, nos termos em que veio a público, não tem qualquer adesão com aquilo que, alegadamente, se terá passado", frisou Miguel Macedo.

Quando questionado sobre se ficou revoltado com as declarações do seu colega de Governo, o ministro da Administração Interna optou por elogiar Rui Machete.

"Não (fiquei zangado nem revoltado). Quero aliás dizer sobre o ministro dos Negócios Estrangeiros que ele é credor do reconhecimento de todos, pois, no culminar de um processo que foi longo, que começou num Governo e que culminou agora, ele e toda a estrutura diplomática do país conseguiram um importante êxito para Portugal que resultou na eleição para o Comité dos Direitos Humanos das Nações Unidas (...)", disse Miguel Macedo.

Rui Machete enviou ao DN uma carta negando que tenha divulgado qualquer "informação secreta" e recusando ter revelado "qualquer pormenor que permita identificar pessoas concretas" na sua entrevista à Rádio Renascença.

O ministro dos Negócios Estrangeiros fez declarações, na referida entrevista, sobre portugueses envolvidos no autointitulado Estado Islâmico que quererão regressar a Portugal. Segundo o DN de quinta-feira, estas declarações corresponderão a "informação secreta".

O PS pediu na quinta-feira a audição, à porta fechada, do chefe da diplomacia portuguesa no parlamento, por considerar "irresponsáveis" as declarações do titular da pasta dos Negócios Estrangeiros e diz que se poderá estar perante um caso de divulgação de informação sigilosa.

Interrogado sobre se também estaria disponível para ser ouvido na Assembleia da República, Miguel Macedo manteve o silêncio. "Não vou fazer nenhum comentário sobre isso. O PS pediu, está pedido", referiu.

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Marques Guedes, afirmou no final do Conselho de Ministros de quinta-feira que, na sua opinião, Rui Machete "não se referiu a nenhuma matéria classificada".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório