Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

CDS reúne-se no sábado para analisar Orçamento do Estado

A Comissão Política Nacional do CDS-PP reúne-se no sábado para analisar a proposta do Orçamento do Estado para 2015 e a votação daquele documento, e marcar a reunião do Conselho Nacional, o órgão máximo do partido entre congressos.

CDS reúne-se no sábado para analisar Orçamento do Estado
Notícias ao Minuto

17:24 - 23/10/14 por Lusa

Política Comissão Política

Da ordem de trabalhos da reunião da comissão política constam os pontos: "análise e votação do Orçamento do Estado", "balanço da escola de quadros 2014", "ponto da situação das comemorações dos 40 anos do CDS", "diretor do gabinete de estudos" e "marcação de Conselho Nacional".

O vice-primeiro-ministro e líder do CDS-PP, Paulo Portas, defendeu abertamente que a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2015 fosse de "moderação fiscal", tendo salientado, sobretudo, o caráter excecional da sobretaxa de IRS.

Após a apresentação da proposta de OE, em que uma eventual devolução da sobretaxa em 2016 fica dependente de aumento das receitas fiscais em 2015, nomeadamente do combate à evasão fiscal no próximo ano, Portas afirmou no sábado que preferia que o documento contemplasse a redução da sobretaxa do IRS em 1%, mas sublinhando também o que considera terem sido os "progressos no sentido da moderação fiscal".

"Se preferia a redução da sobretaxa em um por cento no próximo ano? Preferia! Mas se a proposta não foi consensual, então a minha opção era outra: um crédito de imposto, que era um compromisso possível em que todo o ganho de receita fica a favor do contribuinte", alegou, acrescentando que "entre isto e nada" preferiu este crédito.

O líder centrista defendeu que no Orçamento do Estado do próximo ano foram feitos progressos no sentido da moderação fiscal, apontando como exemplo "um IRS mais amigo das famílias que têm filhos" e o reembolso do IVA aos agricultores.

A comissão política centrista é constituída pelo presidente, Paulo Portas, pelos vice-presidentes Artur Lima, Assunção Cristas, Diogo Feio, João Almeida, Nuno Magalhães, Nuno Melo, Pedro Mota Soares e Teresa Caeiro, o secretário-geral, António Carlos Monteiro, o porta-voz, Filipe Lobo D'Ávila, e o coordenador autárquico, Domingos Doutel, além de, entre outros, os vogais Adolfo Mesquita Nunes, Cecília Meireles, Hélder Amaral, Álvaro Castello Branco e Paulo Núncio.

A reunião decorrerá pelas 18:00 na sede do CDS, em Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório