Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Rui Moreira está na China para captar investimento para o Porto

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, realiza entre sexta e quarta-feira uma visita à China, nomeadamente a Macau, cuja principal missão é captar investimento, adiantou hoje à Lusa uma fonte camarária.

Rui Moreira está na China para captar investimento para o Porto
Notícias ao Minuto

11:31 - 23/10/14 por Lusa

Política Visitas

As "relações bilaterais em várias áreas, como a Cultura", são outros dos objetivos da viagem de seis dias, que termina com um "Seminário sobre investimento no Porto" no Consulado Geral de Portugal em Macau.

A "captação de investimento" é, aliás, o "principal" motivo da deslocação da comitiva portuense liderada por Moreira, que na autarquia detém o pelouro da Economia, acrescentou fonte camarária, referindo que o autarca tem contado, para alcançar este objetivo, com o apoio de Ana Teresa Lehmann, economista e deputada da Assembleia Municipal eleita pela lista do independente.

Nesta área, de acordo com o programa da viagem da autarquia, a que a Lusa teve acesso, as reuniões de trabalho iniciam-se no sábado às 16:00, com o presidente do Instituto de Promoção do Comércio e Investimento de Macau e prosseguem na segunda-feira, em Shenzhen, uma das maiores e mais importantes cidades da China, localizada na província de Guangdong, no sul do país.

Naquela que foi primeira cidade chinesa a abrigar uma zona económica especial, implementada pelo governo em 1979, a comitiva portuense participa numa "reunião de promoção e investimento".

A iniciativa tem como convidados o Instituto Municipal de Promoção de Investimento, a Comissão Municipal de Promoção do Comércio e o Grupo de Abastecimento de Água de Shenzhen.

Na segunda-feira está ainda previsto um encontro com os dirigentes de Shenzhen antes do regresso a Macau onde, na terça-feira, o dia começa com uma visita ao centro histórico organizada pela Direção dos Serviços de Turismo.

Segue-se, pelas 13:00, um almoço organizado por Costa Antunes, coordenador do Grande Prémio de Macau.

Ao jantar, a comitiva é recebida por Alexis Tam, chefe de gabinete e porta-voz do Governo do Chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau.

A partida da delegação da Câmara do Porto de Macau para Shenzhen ocorre no domingo, com partida do terminal Marítimo de Macau.

Esse é o dia mais dedicado à Cultura, com passagens pelo Museu de Shenzhen e uma visita à Exposição da História de Reforma e Abertura ao Exterior de Shenzhen, descreve o programa autárquico.

Também em Macau, no sábado, a comitiva portuense realiza durante a manhã uma reunião de trabalho com o presidente do Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais, Alex Vong e um encontro com o chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau, Fernando Chui Sai On.

A visita da comitiva portuense é efetuada a convite do Governo de Macau e fica a custo zero à autarquia, disse à Lusa fonte oficial da Câmara do Porto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório