Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

"L'avenir apartien a Dieu" diz Barroso no adeus à Europa

?O futuro a Deus pertence?, foi assim que Durão Barroso se referiu ao período que se segue após, esta terça-feira, se ter despedido da cadeira de presidente da Comissão Europeia, escreve o Expresso.

"L'avenir apartien a Dieu" diz Barroso no adeus à Europa
Notícias ao Minuto

12:44 - 22/10/14 por Notícias Ao Minuto

Política Comissão Europeia

Já depois de ter feito o seu último discurso enquanto presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso foi ao lançamento, em Estrasburgo, de um livro sobre a sua presidência nos últimos dez anos. Porém, se é certo que durante uma década a sua agenda foi tudo menos desafogada, agora o antigo primeiro-ministro português diz que apesar de ter já alguns convites em carteira o “L'avenir apartien a Dieu" ("O futuro a Deus pertence").

Assim o antigo governante dos destinos europeus manteve o tabu sobre o período que se segue, deixando ao sabor da imaginação de cada um qual será o seu destino futuro. “Provavelmente, vou continuar a intervir na vida pública”, mas, para já, está posto de parte um regresso “à vida política ativa”, explica Barroso, dizendo que não está “mal de convites”.

No balanço da última dezena de anos, Durão refere um conjunto de períodos “extremamente difíceis”, mas nem por isso, e apesar de reconhecer que a União Europeia esteve “à beira de um cenário calamitoso” as suas convicções europeístas se esbateram. “Era mais inocente quando cheguei. Perdi as ilusões, mas nunca perdi o entusiasmo ou a fé na Europa”, atirou ontem à noite o presidente cessante.

Sobre a situação portuguesa, refere o ex-primeiro-ministro que “foi dos países que mais sofreu”, mas, contudo, garante que “se não fosse a intervenção da Europa a tragédia teria sido ainda maior”, afirma.

Agora é tempo de seguir novos rumos, mas, explica, vai continuar a seguir de perto as questões "europeias e internacionais".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório