Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

"Maior preocupação" de Egídio dos Reis é compensar alunos

O novo secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, que hoje tomou posse, definiu como "maior preocupação" do Ministério da Educação e Ciência as compensações devidas aos alunos prejudicados pelos atrasos na colocação de professores.

"Maior preocupação" de Egídio dos Reis é compensar alunos
Notícias ao Minuto

19:34 - 21/10/14 por Lusa

Política Secretário de Estado

Fernando Egídio dos Reis, a quem hoje o Presidente da República, Cavaco Silva, deu posse no cargo, numa cerimónia no Palácio de Belém, disse que pretende "continuar com a política do Governo" e prosseguir a trabalhar para "permitir concretizar as medidas de compensação", que deverão começar a chegar às escolas esta semana, tendo em conta os pedidos dos diretores.

"Estamos a solicitar aos diretores das escolas que nos indiquem, tendo em conta as soluções já concretizadas, quais são as necessidades que ainda têm, porque há escolas que já resolveram o problema e outras que têm, em função de situações concretas, necessidade de medidas específicas. E, portanto, não podemos implementar em todas escolas a mesma solução", afirmou aos jornalistas o novo secretário de Estado, no final da cerimónia.

Fernando Egídio dos Reis acrescentou que o Ministério da Educação e Ciência tem já "algumas dezenas de solicitações" e que está "em condições de, ainda esta semana, começar a despachar e a remeter para as escolas os recursos" pedidos.

Questionado sobre a eventual necessidade de atrasar exames nacionais este ano letivo para não prejudicar os alunos que iniciaram as aulas mais tarde, o secretário de Estado disse que a intenção das compensações é "precisamente evitar que haja essa desigualdade", e que representem "uma possibilidade de recuperação dos alunos ao longo do ano".

"Essa recuperação tem de ser a pouco e pouco, para não sobrecarregar os alunos", sublinhou.

Sobre os relatos de que a Bolsa de Contratação de Escola (BCE), agora a ser gerida pelas escolas e pelos diretores por ordem do Ministério da Educação e Ciência, está a permitir atribuir dezenas de colocações a um único candidato, atrasando desta forma a colocação dos docentes em todos os lugares ainda em aberto, Fernando Egídios do Reis disse que "os atrasos estão a ser resolvidos neste momento".

Questionado sobre se pondera qualquer alteração ao modelo em vigora da BCE, o novo responsável pelo Ensino Básico e Secundário não se comprometeu com nenhuma posição, reafirmando estar "mais preocupado com as medidas de compensação".

Fernando Egídios dos Reis garantiu ainda que a prova de avaliação de capacidades e conhecimentos (PACC) dos docentes, uma das marcas de governação deixadas pelo seu antecessor no cargo, João Grancho, "está legislada e será para manter".

Sobre a proposta do Orçamento do Estado para 2015, que prevê um corte de cerca de 700 milhões de euros na Educação em comparação com a dotação de 2014, o novo secretário de Estado recusou que seja um corte que prejudique a educação em Portugal: "Nós conseguimos rentabilizar os recursos".

Fernando Egídio dos Reis tomou hoje posse como secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, numa cerimónia no Palácio de Belém, na qual estiveram presentes, entre outros, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e os restantes secretários de Estado do Ministério da Educação e Ciência, assim como o ministro da Educação, Nuno Crato, que saiu sem prestar declarações.

Fernando Egídio dos Reis, que era até agora diretor-geral da Educação, substitui no cargo João Grancho, que apresentou o pedido de demissão, alegando motivos de ordem pessoal, depois de virem a público notícias relativas a um plágio de trabalhos académicos que Grancho teria cometido quando da participação, em 2007, num seminário em Espanha dedicado à "dimensão moral" da profissão docente, quando era presidente da Associação Nacional de Professores.

Ainda antes de apresentar a demissão, João Grancho recusou a existência de qualquer plágio, numa resposta enviada ao jornal Público, que denunciou o caso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório