Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Ébola e desemprego na última cimeira com Barroso

O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, quer que a União Europeia (UE) dê um sinal de liderança na luta contra as alterações climáticas, a última cimeira em que participa Durão Barroso como presidente da Comissão Europeia.

Ébola e desemprego na última cimeira com Barroso
Notícias ao Minuto

19:05 - 21/10/14 por Lusa

Política Comissão Europeia

Na carta-convite da próxima cimeira europeia, hoje enviada aos líderes dos 28 Estados-membros, Van Rompuy sublinha ser "importante mostrarem liderança antes das negociações internacionais sobre o clima, no próximo ano".

O presidente do Conselho Europeu apela, assim, aos 28 que adotem o quadro da UE em matéria de clima e energia para 2030, que prevê - entre outras medidas - objetivos vinculativos de redução das emissões de gases com efeito de estufa de 40% em relação ao nível de 1990, e de pelo menos 27% para as energias renováveis.

A cimeira europeia arranca na quinta-feira, com as questões climáticas bem como o combate à epidemia causada pelo vírus Ébola em agenda.

Na sexta-feira, segundo e último dia do encontro, os líderes europeus discutirão "a difícil situação económica e de emprego na Europa", segundo a carta-convite.

Esta é a última cimeira em que participa José Manuel Durão Barroso, que termina o seu segundo mandato como presidente da Comissão Europeia no dia 31 de outubro.

Portugal estará representado, no Conselho Europeu, pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório