Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

PS vence eleições intercalares para a Assembleia de São Pedro

O PS venceu hoje as eleições intercalares para a Assembleia de Freguesia de São Pedro, no concelho da Figueira da Foz, disse à agência Lusa António Salgueiro, cabeça-de-lista dos socialistas.

PS vence eleições intercalares para a Assembleia de São Pedro
Notícias ao Minuto

21:40 - 19/10/14 por Lusa

Política Figueira da Foz

Ao ato eleitoral, convocado na sequência da demissão do executivo da Junta cessante, concorreram também o PSD, a CDU e o PCTP-MRPP.

Os socialistas conquistaram 725 votos, que correspondem à eleição de sete membros para a assembleia de freguesia, os sociais-democratas obtiveram 205 votos e a CDU 142 votos, elegendo cada uma destas forças políticas um representante para a assembleia de freguesia, enquanto o PCTP/MRPP, com 19 votos, não terá assento naquele órgão.

Registaram-se ainda 17 votos brancos e 24 nulos.

Num universo de 2.793 inscritos, votaram 1.132 eleitores, correspondentes a uma afluência às urnas de 40,5%, adiantou ainda o cabeça-de-lista.

António Salgueiro foi secretário da Junta de Freguesia de São Pedro entre 2009 e 2013 e integrou a Lista Independente de São Pedro (LISP) nas autárquicas de 2013, como independente, estatuto que mantém, embora tenha "muito orgulho em trabalhar com o PS", sublinhou.

Em julho deste ano, o presidente da Junta, António Samuel (PS), eleito para o cargo dez meses antes, demitiu-se na sequência de um caso de alegada utilização de dinheiros públicos para fins particulares.

Nas eleições de hoje, o PS candidatou à Assembleia de Freguesia a quase totalidade dos elementos que, em 2013, integraram a LISP.

O PSD, que desde 2005 não concorria (nos três últimos atos eleitorais apoiou os independentes), voltou agora a apresentar lista própria, encabeçada por João Bertier.

A CDU apostou em Manuela Ramos, 53 anos, operária fabril, e o PCTP-MRPP, formação partidária que não concorreu nas últimas eleições, escolheu para cabeça de lista Isabel Costa, 66 anos, reformada.

Nas autárquicas de setembro de 2013 o PS alcançou 897 votos (seis mandatos), a LISP 419 e três mandatos na Assembleia de Freguesia de São Pedro e a CDU 87 votos (registaram-se ainda 42 votos brancos e 26 nulos). Então estavam inscritos 2.776 eleitores e votaram 1.471 (abstenção de 47%).

A resolução dos problemas de ordem jurídico-legal que levaram à queda do anterior executivo é uma das prioridades da nova Junta, que, por outro lado, também está preocupada com a recuperação e defesa da orla costeira, sobretudo com o cordão dunar de Cova Gala, no sul da freguesia, "bastante atingida" pelo mar no último inverno, disse António Salgueiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório