Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

PS já está à beira da maioria absoluta

A sondagem mais recente da Universidade Católica, de que o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias, a RTP e a Antena 1 dão conta, apontam para uma vitória do PS na ordem dos 45%, caso as eleições fossem hoje, reporta o Diário de Notícias.

PS já está à beira da maioria absoluta
Notícias ao Minuto

19:35 - 17/10/14 por Notícias Ao Minuto

Política Sondagens

A vitória de António Costa nas primárias do PS tem-se feito notar na subida dos socialistas nas sondagens. Agora é uma sondagem da Universidade Católica, feita para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias, RTP e Antena 1, que dá conta da vantagem: se a eleições fossem hoje, o PS ganharia com 45%.

Esta subida verificada nas últimas semanas coloca o PS já à beira do limiar da maioria absoluta, com uma vantagem ganha não só ao PSD mas também à esquerda dos socialistas.

Em relação aos sociais-democratas, a vantagem está agora nos 17 pontos percentuais (o PSD regista uma descida, fixando-se agora nos 28%, em relação ao barómetro de abril). A CDU, por seu lado, desce para os 10% (uma descida de dois pontos percentuai, à imagem do que se verifica com o PSD), ao passo que o Bloco de Esquerda baixa para uns modestos 4% - no barómetro de abril estava nos 7%.

O CDS mantém-se igual, mas num valor bem abaixo dos votos que teve em 2011. Nesta sondagem da Católica surge com 4% dos votos. Nas legislativas de 2011 teve uma votação na ordem dos 14.3%.

O Diário de Notícias cita o Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) da Católica, que considera uma distribuição de votos como a estimada “significaria muito provavelmente uma maioria absoluta para o PS", lembrando que a maioria absoluta do PS em 2005 foi conquistada precisamente com 45% dos votos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório