Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Poderá 'Gandhi de Lisboa' vir a ser o Obama português?

O semanário Sol púbica hoje um texto que questiona de que forma a ascendência de António Costa o poderá ou não ajudar nas eleições para primeiro-ministro. Será que a origem do líder socialista funcionará como uma mais-valia? Ou irão os eleitores centrar-se apenas nas suas capacidades enquanto profissional? A dúvida permanece no ar.

Poderá 'Gandhi de Lisboa' vir a ser o Obama português?
Notícias ao Minuto

10:42 - 17/10/14 por Notícias Ao Minuto

Política Minorias

Quando António Costa venceu a corrida à liderança do Partido Socialista, rapidamente se fez referência na imprensa estrangeira à ascensão do ‘Gandhi de Lisboa’, bem como comparações entre Costa e Obama, o líder norte-americano, falando-se na possibilidade de, pela primeira vez, poder haver uma mudança de mentalidades com a eleição de um primeiro-ministro proveniente de uma minoria étnica.

Porém, acredita o psicólogo Jorge Vala que as origens de António Costa tanto o podem beneficiar como podem ser um entrave, isto dependendo dos que o considerem indiano ou dos que o vejam como negro.

Isto porque em Portugal existe uma relação de muito maior proximidade com as comunidades indianas, o que está relacionado com a história do país e com a altura das colónias. Além disso, o trabalho realizado pelo líder socialista enquanto presidente da autarquia lisboeta em bairros como o Intendente ou a Mouraria, onde existe uma grande comunidade indiana, podem ajudá-lo a ganhar mais alguns votos.

Hélder Amaral, do CDS, e único deputado luso-africano, garante que o racismo continua a ser um tema tabu e que a cor de António Costa não será uma vantagem porque nunca o foi, embora acredite que vencer este “handicap não seja impossível”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório