Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Denúncia diz que havia outro ex-JSD a ser pago além de Passos

Segundo o Público, a investigação envolvendo Passos Coelho terá sido uma das mais rápidas investigações criminais da história de Portugal. De fora ficou a contabilidade de outras entidades além da Tecnoforma, bem como um antigo dirigente da JSD, contemporâneo da presidência de Passos Coelho na juventude partidária.

Denúncia diz que havia outro ex-JSD a ser pago além de Passos
Notícias ao Minuto

09:02 - 30/09/14 por Notícias Ao Minuto

Política Tecnoforma

A denúncia que acusa Passos Coelho de receber dinheiro, de forma regular, durante três anos em que seria deputado em regime de exclusividade refere também um antigo companheiro de partido do primeiro-ministro, João Luís Gonçalves. A Procuradoria-Geral da República (PGR), no entanto, não o ouviu.

Conta o Público que a abertura autónoma de inquérito só foi decidida já depois de Passos anunciar que ia pedir esclarecimentos e que apenas os livros da Tecnoforma, referentes ao período entre 1997 e 2001, foram consultados, permitindo um ‘arquivamento-relâmpago’ do caso.

João Luís Gonçalves foi secretário-geral da Juventude Social Democrata numa altura em que Passos Coelho liderou a juventude ‘laranja’. Este advogado foi também membro fundador do Centro Português para a Cooperação (CPPC) e, posteriormente, acionista da Tecnoforma.

Para a PGR, porém, não havia razões para o ouvir, apesar de o seu nome surgir na mesma denúncia anónima contra Passos Coelho.

Na denúncia, conta o Público, é referido que João Luís Gonçalves também recebia dinheiro de forma regular da mesma entidade que o atual primeiro-ministro. A remuneração seria de cerca de 500 contos (2.500 euros) por mês e saía da Tecnoforma e da Liana, uma empresa dissolvida em 2011.

De fora das inquirições, além do advogado ex-JSD, terão ficado ainda elementos como as contas desta última empresa, a Liana, a contabilidade do CPPC, bem como outra documentação da Tecnoforma, acrescenta o mesmo jornal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório