Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Ministro disposto a debater Conselho Nacional de Saúde

O ministro da Saúde afirmou-se hoje sensível e disposto a debater a criação de um Conselho Nacional de Saúde, proposta de um relatório sobre o futuro da Saúde em Portugal, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Ministro disposto a debater Conselho Nacional de Saúde
Notícias ao Minuto

20:59 - 23/09/14 por Lusa

Política Paulo Macedo

O relatório, feito por uma comissão de peritos, foi hoje apresentado na Fundação Gulbenkian e nele sugere-se a criação de um Conselho Nacional de Saúde, que tutele um "pacto para a saúde" e que seja representativo dos cidadãos e de todos os setores da sociedade.

"É relevante e importa discutir", disse o ministro no final da apresentação do relatório, uma cerimónia durante a qual o presidente da Gulbenkian, Artur Santos Silva, apresentou como desafios para a própria instituição, nos próximos anos, a redução da diabetes, a diminuição das infeções hospitalares e uma melhor saúde para as crianças.

"São desafios cujo combate já começamos", respondeu o ministro Paulo Macedo, acrescentando que com o contributo da Gulbenkian haverá "dados mais positivos".

Afirmando que o relatório soube juntar ambição e humildade, o ministro salientou ainda que o documento elogia o Serviço Nacional de Saúde (SNS), que convoca um "pacto para a saúde", e que é ambicioso e que merece reflexão.

Sobre o SNS o governante disse que o serviço é hoje "uma marca" e que assume como desafio torna-lo mais "transparente", o que exige uma contínua prestação de contas aos utentes no sentido de informar como são gastos os recursos e como se transformam em ganhos os investimentos que são feitos na saúde.

De resto disse que o Ministério acompanha as conclusões sobre as doenças crónicas, sobre as quais se preconiza no relatório "a melhoria das condições para a gestão" dessas doenças, tendo como alvo "5,5 milhões de pessoas que padecem de uma ou mais patologias crónicas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório