Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

"Autonomia precisa de mudança no poder regional"

O secretário-geral do PS e candidato à liderança do partido defendeu hoje que a autonomia não tem cor, é um arco-íris, que não convive com o despotismo, sustentando que a da Madeira precisa de "uma mudança no poder regional".

"Autonomia precisa de mudança no poder regional"
Notícias ao Minuto

18:32 - 20/09/14 por Lusa

Política Seguros

"A autonomia da Madeira precisa é de uma mudança do poder regional", afirmou António José Seguro após se ter reunido com o presidente da Câmara Municipal do Funchal, no âmbito da visita que efetua hoje à região autónoma.

Para o líder socialista, "a autonomia da Madeira só tem sentido se corresponder ao respeito pela autonomia do poder local", adiantando que "só entende a autonomia da região quem é capaz de concretizar e respeitar a autonomia do poder local".

Seguro argumentou ainda que "a autonomia não tem cor, não é laranja, é plural, é um arco-íris, de todas as cores, e só convive com democracia, não convive com despotismo", assegurando ser um defensor do aprofundamento da autonomia regional.

"Aquilo que farei como primeiro-ministro de Portugal é respeitar a autonomia da Madeira e Açores. É necessário respeitar a autonomia", disse.

O candidato reforçou que "todos os poderes locais, independentemente das opções políticas dos presidentes de câmara, devem ser respeitados", vincando que esta é a atitude que "se espera do poder e do Governo Regional".

António José Seguro opinou também ser necessário mudanças no Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM), sustentando que apenas devem usufruir de benefícios fiscais aquelas empresas que se sediarem nesta região, as que cumprirem o critério de criar investimento e postos de emprego no arquipélago.

No seu entender, a gestão deste centro internacional deve igualmente ser "feita por uma sociedade de capitais totalmente públicos", devendo o dinheiro gerado ser "exclusivamente empregue na Região Autónoma da Madeira".

Instado a comentar a demora na divulgação do resultado da investigação à alegada dívida oculta da Madeira pela Procuradoria-geral da República, avaliada em 6,3 mil milhões de euros, o responsável do PS considerou ser "relevante que toda a verdade, em processos que envolvem recursos públicos venham ao de cima", devendo ser do conhecimento dos portugueses.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório