Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Deputados do PS terão liberdade de voto na revisão da lei eleitoral

O secretário-geral do PS afirmou hoje que os deputados socialistas terão liberdade de voto na revisão da lei eleitoral, admitindo quer a introdução de círculos uninominais, quer o voto preferencial do deputado em lista fechada desbloqueada.

Deputados do PS terão liberdade de voto na revisão da  lei eleitoral
Notícias ao Minuto

13:39 - 16/09/14 por Lusa

Política Seguros

Estas posições foram transmitidas por António José Seguro, em conferência de imprensa, após apresentar os princípios para uma revisão da lei eleitoral para a Assembleia da República, matéria que exige uma aprovação por dois terços dos deputados.

De acordo com o líder socialista, a proposta de deliberação do PS contém duas possibilidades: A criação de círculos uninominais; ou a manutenção de listas fechadas mas não bloqueadas, com o eleitor a ter a possibilidade de escolher o seu deputado ao mesmo tempo que vota no seu partido.

"A abertura do PS em relação a este processo está expressa no princípio de que cada português poderá escolher o seu deputado, mas a forma de o fazer tanto pode ser através de listas como as que atualmente existem (mas desbloqueadas) ou através de círculos uninominais. Aqui está mais uma prova da nossa abertura e disponibilidade para ir ao encontro de contributos de outros grupos parlamentares e de grupos de cidadãos, como investigadores de ciência política, muitos deles já com bastante produção sobre a matéria", frisou Seguro.

Nesta questão relativa à introdução de círculos uninominais, compatibilizando esse princípio com o preceito constitucional da proporcionalidade, o secretário-geral do PS assumiu uma posição prudente.

"Não queremos começar pelo fim e queremos este processo sem contaminações", justificou.

Confrontado com o facto de alguns deputados do PS já terem manifestado oposição a alguns dos princípios de uma reforma do sistema político, António José Seguro admitiu "opiniões diferentes" dentro do seu partido, mas vincou que ele próprio, enquanto líder, introduziu a liberdade de voto enquanto regra dominante na bancada socialista, salvaguardando as matérias de governabilidade.

Seguro defendeu então que é importante que se manifestem todas as opiniões em matéria de reforma do sistema eleitoral.

"Esta é uma matéria [de representação onde] por excelência onde cada um deve expressar as suas opiniões e assumir as suas divergências. Naturalmente, haverá sempre um objetivo de congregar todos numa posição comum e veremos a seu tempo se essa posição comum será fácil de alcançar, mas esse é o meu objetivo", frisou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório