Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Oficial: Moedas fica com pasta da Investigação

Depois de muito se ter especulado acerca de que pasta seria atribuída ao português Carlos Moedas, no âmbito da próxima composição da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker desfez todas as dúvidas. De acordo com a lista oficial que foi distribuída em Bruxelas, o homem que em Portugal negociou com a troika terá a cargo a pasta da Investigação.

Oficial: Moedas fica com pasta da Investigação
Notícias ao Minuto

11:06 - 10/09/14 por Notícias Ao Minuto

Política Comissão Europeia

Era um forte candidato à pasta do Emprego, mas acabou por ficar com a da Investigação, Inovação e Ciência. Falamos de Carlos Moedas, o próximo representante português na Comissão Europeia.

O até aqui secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro fica, assim, responsável pelo maior programa-quadro de sempre de investigação e inovação da União Europeia, o 'Horizonte 2020', com um orçamento para os próximos sete anos no valor de quase 80 mil milhões de euros.

Jean-Claude Juncker, que sucederá a Durão Barroso na presidência da instituição, distribuiu a lista oficial dos comissários, que depois de muito se ter falado em falta de equidade integra, apesar de tudo, nove mulheres, que se juntam a 19 homens.

Reino Unido e França ficam com as principais pastas económicas. A pasta do Emprego e Assuntos Sociais acabou por ser entregue à Bélgica, ficando nas mãos de Marianne Thyssen.

A nova Comissão Europeia deverá entrar em funções a 1 de novembro próximo, tendo o colégio de comissários que ser aprovado ainda pelo Parlamento Europeu, depois de audições de cada um dos comissários designados, que terão início ainda em setembro.

Entretanto, Carlos Moedas reagiu, em comunicado, ao pelouro que lhe foi consignado, declarando que "a Inovação e a Investigação são a chave para o crescimento na Europa: um crescimento sustentável que promova a qualidade de vida dos Europeus".

O português irá trabalhar em estreita colaboração com a vice-presidente para a União Energética: a ainda primeira-ministra eslovena, Alenka Bratusek.

Conheça a próxima composição da instituição europeia aqui.

[Notícia atualizada às 12h40]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório