Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Universidade de Verão do PSD arranca segunda-feira

A Universidade de Verão do PSD, que marca a 'rentrée' do partido depois das férias, arranca na segunda-feira em Castelo de Vide, e termina no próximo domingo, com uma intervenção de Pedro Passos Coelho.

Universidade de Verão do PSD arranca segunda-feira
Notícias ao Minuto

10:23 - 30/08/14 por Lusa

Política Castelo de Vide

A sessão de abertura está marcada para as 18:00, com intervenções do diretor da Universidade de Verão, o eurodeputado Carlos Coelho, do deputado e líder da JSD, Hugo Soares, do secretário-geral do PSD, José Matos Rosa, e do vice-presidente e coordenador da Comissão Política Nacional do partido, Marco António Costa.

Os trabalhos do primeiro dia terminam com um jantar com o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Nobre Pitta.

Na terça-feira, além de um painel sobre energia e clima, com o ex-ministro Carlos Pimenta, o destaque vai para um debate subordinado ao tema "Clivagem Esquerda/Direita: ainda é importante?", entre o ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, e o líder do partido Livre, Rui Tavares.

À noite, o jantar-conferência terá como convidado Daniel Innerarity, catedrático de Filosofia Política, basco, e professor nas universidades de Zaragoza e Sorbonne. Com o livro "A Transformação da Política", de 2002, ganhou prémios de ensaio e entrou na famosa lista dos "25 grandes pensadores do mundo" que a revista Nouvel Observateur publicou quando fez 40 anos.

Na quarta-feira, os alunos poderão ouvir a palestra do sociólogo António Barreto, que falará sobre "Portugal democrático 1974/2014: mudámos para melhor?", e, à noite, participar no jantar-conferência com o ex-ministro e antigo comissário europeu António Vitorino.

O quarto dia de trabalhos da Universidade, na quinta-feira, arranca com uma palestra do economista e ex-ministro Daniel Bessa sobre "O que temos de fazer para ter uma Economia Sustentável?", prossegue com a presença do eurodeputado Paulo Rangel e termina com um jantar-conferência com a ex-ministra e atual presidente da Fundação Champalimaud Leonor Beleza.

Na sexta-feira, Joaquim Azevedo, professor universitário e autor de um relatório sobre natalidade elaborado para o PSD, é o primeiro orador, com uma intervenção precisamente sobre o tema, intitulada "Portugal envelhecido: promover a natalidade".

À tarde, será a vez do ex-líder do PSD e comentador político Marcelo Rebelo de Sousa, uma presença habitual desta Universidade de Verão, falar sobre "Portugal e PSD: 40 anos em Democracia".

No sábado, os alunos terão como 'professores' dois ministros do atual Governo PSD/CDS-PP: Maria Luís Albuquerque, ministra de Estado e das Finanças, falará sobre "Portugal no Euro: oportunidades e condicionamentos" e o ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, convidado do jantar-conferência da noite.

Finalmente, no domingo, dia 07 de setembro, será a vez do presidente do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, encerrar os trabalhos da Universidade de Verão por volta da hora de almoço.

Esta será a 12.ª edição da Universidade de Verão do PSD que reúne cerca de uma centena de jovens, este ano com uma média de idades de 23 anos, que passarão uma semana em Castelo de Vide, perto de Portalegre, numa iniciativa que o diretor da iniciativa, Carlos Coelho, classifica como "uma aposta na formação de quadros".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório