Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Costa aceita datas para debates para quebrar "impasse"

A candidatura de António Costa às primárias do PS disse hoje que aceitou a segunda proposta da comissão eleitoral das eleições para os debates com António José Seguro num esforço para quebrar um "impasse" e com uma "atitude construtiva".

Costa aceita datas para debates para quebrar "impasse"
Notícias ao Minuto

14:09 - 29/08/14 por Lusa

Política PS

"Mantendo o espírito que sempre tivemos de participação, sempre entendemos que devia haver debates com regras. Aceitámos a segunda proposta de Jorge Coelho com o mesmo objetivo, fazer um esforço para quebrar este impasse", disse à agência Lusa o dirigente socialista Duarte Cordeiro, da direção de campanha de António Costa.

Os debates televisivos entre os dois candidatos às primárias do PS, António José Seguro e António Costa, vão realizar-se nos dias 09, 10 e 23 de setembro, segundo fonte da comissão eleitoral do sufrágio.

Duarte Cordeiro, membro da Comissão Política Nacional do PS e um dos elementos da direção de campanha de António Costa, sublinhou que a candidatura do autarca de Lisboa sempre se mostrou favorável a debates "desde que com regras", e frisou que nunca quis debater o agendamento dos mesmos "na praça pública".

"Nunca quisemos debater estes temas na praça pública porque entendemos que desvalorizam o PS e este processo das primárias. Privilegiámos sempre a discussão destas matérias no seio da comissão eleitoral, valorizando-a e valorizando o seu presidente", sustentou Duarte Cordeiro.

"Queremos, sempre quisemos, sempre estivemos com uma postura construtiva. Do nosso lado sempre existiu uma atitude construtiva, colaborante, nunca quisemos discutir isto na praça pública", declarou ainda.

O regulamento das primárias define que, "sem prejuízo de quaisquer iniciativas de debate que venham a ser livremente acordadas pelas candidaturas, a Comissão Eleitoral assegura junto dos meios de comunicação nacional a realização de, pelo menos, três debates públicos televisivos entre os candidatos, durante o período destinado à campanha eleitoral".

Nos últimos dias, as duas candidaturas têm trocado críticas mútuas sobre a marcação dos debates, sobretudo em relação à primeira data: na quinta-feira, a candidatura de António Costa disse ter aceitado a proposta da comissão eleitoral para debates a 05, 09 e 23 de setembro mas a candidatura de António José Seguro contrapôs a data de 08 de setembro para o primeiro debate, uma vez que a 05 e 06 de setembro decorrem eleições para as federações do PS.

António José Seguro e António Costa disputam a 28 de setembro eleições primárias para escolher o candidato do PS a primeiro-ministro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório