Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Partidos querem que casamento forçado passe a ser crime

No âmbito da Convenção para a Prevenção e o Combate à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica (Convenção de Istambul), em vigor desde 1 de agosto, o Parlamento estará a preparar uma lei para criminalizar o casamento forçado ou qualquer forma de convivência equivalente, dá conta o jornal Público.

Partidos querem que casamento forçado passe a ser crime
Notícias ao Minuto

11:16 - 27/08/14 por Notícias Ao Minuto

Política Lei

Um ajuste à legislação nacional, no seguimento da assinatura da Convenção de Istambul, deverá passar a criminalizar o casamento forçado ou formas semelhantes de convivência, estando a ser preparada pelo parlamento uma lei neste sentido, escreve esta quarta-feira o Público.

O grupo de trabalho indicado para transpor a convenção para o panorama nacional, escreve a mesma publicação, já terá ouvido diversas organizações com ‘interesses’ nesta matéria, faltando audiências em plenário com o Conselho de Magistratura, o Conselho Superior do Ministério Público e a Ordem dos Advogados.

Contudo, a coordenadora dos trabalhos, a deputada Carla Rodrigues, do grupo parlamentar social-democrata, diz que já há, entre os partidos com assento na Assembleia da República, alguns consensos nesta matéria. “Ratificamos a convenção sem reservas; vamos ter de cumprir o que lá está”, explica.

Esta prática é comummente pressuposta existir em Portugal no seio das comunidades de etnia cigana ou oriundas de países asiáticos ou africanos, em que este tipo de uniões está culturalmente enraizado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório