Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Não aumentarei impostos, mas também não os poderei baixar"

Tem a certeza de que não vai aumentar a carga fiscal mas não pode prometer que vá baixar algum imposto. À parte disso, quer estabilidade política e uma coligação com um partido que alinhe com os seus ideais. É assim que António José Seguro descreve as suas intenções como candidato a primeiro-ministro, em entrevista ao Diário Económico.

"Não aumentarei impostos, mas também não os poderei baixar"
Notícias ao Minuto

08:39 - 27/08/14 por Notícias Ao Minuto

Política Seguros

“Já assumi que não aumentarei a carga fiscal. Não vou aumentar nem o IRS, nem o IVA e o IRC será mantido na próxima legislatura de acordo com a reforma que foi feita. (…) Aumento dos principais impostos, não. Mas também não estou em condições, neste momento, de garantir que os poderei baixar.”

Este é o compromisso de António José Seguro que, em entrevista ao Diário Económico, garante não vir a aumentar impostos, não prometendo, porém, que possa vir a baixá-los. O líder do Partido Socialista refere ainda que não quer um Governo minoritário e que, caso não garanta a maioria absoluta desejada, prefere uma coligação.

“Os portugueses merecem total clareza: não liderarei um Governo minoritário. O país não aguenta instabilidade política. No entanto, a responsabilidade do líder do partido mais votado é procurar no Parlamento as condições para obter uma coligação de Governo”, esclarece Seguro.

Sem identificar quais seriam as suas preferências em relação a possíveis parceiros políticos, o socialista traça, no entanto, algumas “linhas vermelhas”.

“Partidos que queiram desmantelar o Estado social, prosseguir planos de privatização da RTP, da Caixa Geral de Depósitos, das Águas de Portugal. A saída do euro também não fará parte desse programa. Portanto, se houver partidos que exijam qualquer uma destas coisas, então não farei coligação com eles”, remata.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório